Sergio Endrigo, nasceu na cidade de Pula (Ístria), na atual Croácia, no dia 15 de junho de 1933. Cantor e compositor, venceu o Festival de Sanremo de 1968, com o tema “Canzone Per Te”, interpretada por ele e o convidado cantor brasileiro Roberto Carlos. Nesse mesmo ano, representou a Itália no Festival Eurovisão da Canção, com a música “Marianne” e “Io Che Amo Solo A Te”, gravada em 1962 que, é o seu tema mais famoso , com várias gravações. Ele, filho de Romeo Endrigo e Claudia Smareglia.

Durante a carreira trabalhou com escritores e poetas como Gianni Roderi, Pier Paolo Pasolini, o brasileiro Vinícius de Moraes, Giuseppe Ungaretti e com músicos como o também brasileiro Toquinho (Antonio Pecci Filho) e Luis Bacalov. Após completar os estudos básicos, instalou-se na cidade de Veneza. Juntamente com amigos, apresentou-se como cantor em boates venezianas por sete anos. Ele interpretava músicas típicas norte-americanas da época de Bing Crosby, Frank Sinatra, Johnny Mathis e do conjunto vocal The Mills Brothers. Autodidata, aprendeu a tocar vio-lão sozinho e, em pouco tempo, conseguiu emprego como cantor e contrabaixista em várias orquestras como a do maestro Ruggero Oppi.
Passado algum tempo, integrou-se à orquestra de Riccardo Rauchi, onde conheceu Riccardo Del Turco (que se tornaria seu cunhado). Foi aí que estreou como cantor em 1959, fazendo as primeiras gravações em estúdio. Em 1960 começa a escrever suas próprias canções, a primeira intitulada “Bolle Di Sapone” (Bola de sabão), seguida de “I Tuoi Vent´Anni”, (Os teus vinte anos), La Brava Gente” (As boas pessoas) e “Chiedi Al Tuo Cuore”(Pergunte a seu coração).
Em 1962, a editora musical RCA Victor de Roma publicou a canção “Io Che Amo Solo A Te”, vendendo 650.000 cópias nas primeiras semanas. Com essa música Sergio Endrigo ficou famoso no exterior, principalmente no Brasil, onde teve a oportunidade de se apresentar em várias oportunidades na televisão. As músicas de maior sucesso, como “Aria Di Neve” (Ar gelado) e muitas outras, vieram desses anos.
Em 1963 Sergio Endrigo iniciou a carreira como cantor solo e guitarrista, acompanhado ao piano pelo amigo Enzo Jannacci. Seguiu-se a colaboração de doze anos com o compositor argentino Luis Bacalov, como seu diretor musical. A seu conselho, cantou o tema “La Rosa Bianca”(A rosa branca) e “La Colomba” (A pomba), com letra escrita por Rafael Alberti e música Carlo Guastavino. Com Sergio Bardotti, foram criados outros belos temas de seu repertório.
Sergio Endrigo atuou com sucesso em muitos países: América do Norte, Canadá, Argentina, Brasil, Cuba, União Soviética, Iugoslávia, Japão, França, Alemanha e outros mais. Seu maior sucesso fora da Itália foi no Brasil, onde voltou a se apresentar por muitos anos, a primeira vez em 1964 em São Paulo e depois na Bahia, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Ele esteve se apresentando pela última vez em 2000, em São Paulo, no clube noturno “Tom Brasil”.
Durante a carreira, compôs cerca de 250 canções, para sí e outros cantores, especialmente para Maria Sannia. Em parceria com Sergio Colomba produziu dois álbuns de poemas no dialeto da Ístria de Biagio Marin e Ignazio Buttitta.
Ele foi casado com Maria Giulia Bartolacci, que conheceu em 1962 graças ao amigo Riccardo Del Turco. Ele e Maria Giulia tornaram-se pais de sua única filha em 1965 de nome Claudia. Ambos permaneceram juntos por muitos anos e especificamente até 1994, quando sua esposa faleceu. Quanto a Sergio Endrigo, faleceu devido a um câncer pulmonar, que havia sido diagnosticado meses antes, no dia 7 de setembro de 2005, aos 72 anos de idade, em Roma.
Adicione um comentário