O Shopping Metrópole sempre fez parte da vida dos moradores do ABC, não só como um ponto comercial, com lojas e serviços, mas também, como um ponto de encontro entre familiares e amigos, seja nos restaurantes ou cinema. Agora, completa 40 anos. Confira entrevista com o superintendente, Marcelo Zaffalon.
Folha do ABC – Ao longo des-tes 40 anos, quais as principais transformações que o shopping passou?
Marcelo Zaffalon – Foram várias transformações e novidades desde a implantação do Metrópole, em 1980, e que ficaram na memória afetiva dos clientes, lojistas, funcionários. O shopping foi pioneiro em muitos aspectos: recebeu o primeiro McDonald’s da região e a primeira loja Renner do Estado de São Paulo, além de ser o primeiro shopping do ABC a obter certificados ISO 14001 e ISO 45001. A primeira revitalização do empreendimento foi em 2009, com uma nova praça de alimentação. Já em 2011, veio uma expansão e outra revitalização, com inauguração de 31 operações, duas lojas-âncoras, 25 lojas-satélites, três restaurantes, nove salas de cinema, deck de estacionamento (com 247 vagas) e estacionamento vip (110 vagas). Além disso, o shopping teve o mobiliário renovado e ganhou novas fachadas, escadas rolantes, iluminação e sinalização.
Folha – Em 2019, o centro de compras finalizou uma revitalização que trouxe diversas melhorias com o objetivo de adaptar o empreendimento aos novos hábitos e necessidades dos consumidores, além de oferecer ainda mais conforto e comodidade. Quais foram as alterações? Haverá novas intervenções?
Zaffalon – A revitalização de 2019 foi pautada pelo conceito “Metrópole. Mudando com você”, com modernização da praça de alimentação, criação de espaços de convivência e outras novidades. Recebemos novas marcas: Mundo do Cabeleireiro, Casa Bauducco, Dudalina, KFC, Loungerie, Popeyes. Lojas mudaram o visual: O Boticário, Kopenhagen, Spoleto, Di Marino, AnyAny, Burguer King, Bobs, Tent Beach e Vivenda do Camarão. A renovação abriu perspectivas para atualizar e reposicionar o mall, com novo mix para atender outros públicos: profissionais que trabalham em empresas do entorno; moradores de novos condomínios residenciais próximos. A praça de alimentação recebeu um deck externo, além de mesas altas comunitárias e individuais, mesas baixas de diferentes tamanhos e redondas para grupos maiores. Tomadas convencionais e USB foram instaladas nas mesas, para carregamento de notebooks, smartphones e tablets. Um novo paisagismo embeleza o shopping e também um novo mobiliário com tomadas convencionais e USB, para o visitante aproveitar momentos de lazer ou trabalho, em grupo ou individualmente, com notebooks, smartphones e outros aparelhos eletrônicos, usando o serviço gratuito de Wi-Fi disponível em todo o shopping. Novos lounges nos corredores receberam espaços com sofás e poltronas. Também foi revitalizado o Parque Metrópole, espaço inovador de área de lazer infantil, gratuito. Os corredores receberam nova iluminação, os elevadores sociais foram trocados e o estacionamento coberto recebeu nova pintura e instalação de sinalizadores de vagas. Atento à mobilidade, o shopping implantou um novo bicicletário. Por fim, estão em fase de implantação Pecorino, Bacio di Latte e Tommy Hilfiger.
Folha – Como é composto o público de frequentadores do empreendimento e por localidade? Quantas pessoas passam, mensalmente, pelo shopping?
Zaffalon – Segundo nossa pesquisa mais recente, o Shopping Metrópole recebe 670 mil consumidores por mês. Quanto à classe socioeconômica, 56% dos frequentadores são da classe B, 23% são da classe A e 21% são da classe C. Quanto ao gênero, as parcelas são 44% masculino e 56% feminino. Faixa etária: 28% têm 45 anos ou mais; 26% têm entre 25 e 34 anos; 25% têm entre 17 e 24 anos; 21% têm entre 35 e 44 anos.
Folha – Como superintendente, o sr. enfrenta o maior desafio da história, a pandemia do novo coronavírus, que tem mudado a rotina de todos. Como o Metrópole tem enfrentado esse problema?
Zaffalon – Estamos provavelmente no mais atípico e difícil de todos os períodos, com a Covid-19, e precisamos continuar próximos, unidos e fortes agora e daqui para a frente. O Shopping Metrópole está se empenhando em ajudar seus lojistas a venderem à distância enquanto as vendas físicas estão suspensas temporariamente e levar conforto e facilidade para seus consumidores. Em abril, colocamos no ar uma página com indicação das marcas com e-commerce e drive-thru. Nossas lojas já possuíam ferramentas de e-commerce e, com a nova realidade do varejo, tivemos que nos adequar e essas ferramentas passaram a ter papel fundamental nas vendas. Usamos as mídias sociais e contatos pelo WhatsApp. Quanto ao papel social na pandemia, o shopping é um dos pontos de coleta de produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, álcool gel e máscaras da Central de Recebimento de Doações, organizada pela Prefeitura de São Bernardo e pelo Fundo Social de Solidariedade para ajudar a atender a demandas mais urgentes da população decorrentes da pandemia.
Folha – Qual o presente que o Shopping Metrópole gostaria de dar aos seus clientes, neste aniversário de 40 anos?
Zaffalon – Saúde, em primeiro lugar, que é a base de tudo. Com a pandemia, fica ainda mais evidente a importância da saúde, que dá força e energia para exercer nossas atividades e realizar nossos sonhos.