Educação

Sicredi oferece curso de português para imigrantes

A turma conta com 20 alunos, de diferentes nacionalidades

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, em parceria com a Rede Multiversa – um ecossistema de aprendizagem e inovação –, deu início a um curso de língua portuguesa voltado para estrangeiros. Com foco em ampliar os conhecimentos gramaticais, de leitura e oralidade dos participantes, o projeto pretende facilitar a inserção desses imigrantes no mercado de trabalho e no cotidiano brasileiro. A turma conta com 20 alunos, de diferentes nacionalidades, e terá duração de 40 horas.

As aulas presenciais estão sendo realizadas na Faculdade Multiversa de Palotina (PR) ao longo de dez semanas, sempre às sextas-feiras e, ao final, os alunos receberão um certificado de conclusão. A celebração do término da turma será marcada por um coquetel no dia 8 de novembro, aberto a familiares, parceiros e integrantes da instituição de ensino.

 “O início desse projeto piloto nos leva a um envolvimento ainda maior com a sociedade local e com as necessidades que permeiam os imigrantes”, explica a gerente de desenvolvimento do cooperativismo na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Cláudia Bonatti.

No Brasil há mais de 11 anos, a haitiana Mykatie Joseph reflete sobre sua própria trajetória e a importância do curso, onde integra a equipe de trabalho. “Tive muita dificuldade quando cheguei ao país e sei o quanto aprender o português pode fazer a diferença. Espero que os alunos aproveitem essa oportunidade, pois isso vai ajudar tanto profissional quanto pessoalmente”.

Eliane Beck, coordenadora do curso de pedagogia da Rede Multiversa, revela como nasceu a ideia. “Apresentamos o projeto aos acadêmicos e eles abraçaram a proposta com entusiasmo. O objetivo de ensinar e contribuir para a formação humana é a maior missão de qualquer pedagogo. Esse curso é uma oportunidade de unir aprendizado técnico com propósito social”.

Foto: Divulgação