
O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) promoveu solenidade de posse da Diretoria para o triênio 2026/2029, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Na ocasião, a presidente reeleita, delegada Jacqueline Valadares, reiterou a luta pela valorização real dos policiais civis, e “não mero palanque político”, em indireta ao governador Tarcísio Gomes de Freitas. Jacqueline comanda o Sindicato do Delegados desde janeiro de 2023 e foi reeleita.
Durante campanha, quase quatro anos atrás, tendo a Segurança Pública como bandeira, o republicano, de acordo com a delegada prometeu que a Polícia Civil paulista estaria entre os melhores salários do País e não cumpriu o combinado. Segundo Jacqueline, a classe policial teme, agora, que a promessa volte à campanha deste ano, posto que Tarcísio tem se colocado como pré-candidato à reeleição ao Palácio dos Bandeirantes.
Neste cenário, ainda pesa o impedimento a governantes de conceder reajuste de salário a servidores públicos no período de 180 dias que antecede as eleições. O prazo começa a contar em abril, ou seja, daqui a dois meses, e não há o mais pálido sinal de que o republicano concederá aumento à Polícia Civil e a outras Forças de Segurança do Estado antes disso.
A presidente do Sindpesp destacou, durante seu discurso de posse, a perda aproximada de 1,2 mil policiais civis somente em 2025, entre exonerações a pedido, aposentadorias e outros motivos. A delegada lembrou, ainda, que, apesar de conquistas obtidas com a Constituição Federal de 1988, há uma série de direitos sonegados à instituição até os dias de hoje:
“Como se não bastassem os baixos vencimentos, ainda não temos pagamento de hora extra, adicional noturno, auxílio-saúde, e progressão de carreira com critérios objetivos – só para citar algumas das negligências. A luta do Sindpesp continua, a fim de garantirmos que a carreira seja reconhecida e valorizada, e não seja mero palanque político”, afirmou Jacqueline.
A valorização da Polícia Civil dominou os demais discursos que marcaram a cerimônia. O deputado estadual Paulo Batista dos Reis (PT-SP) também lembrou das promessas feitas por Tarcísio, enquanto pontualmente ao maior Estado da América Latina. Para o petista, “ainda está em tempo (para cumprir o que foi anunciado para a categoria, no pleito de 2022), antes das restrições da lei eleitoral”, e conclamou aos policiais civis a continuarem unidos por suas reivindicações.
Já o deputado Delegado Olim (PP-SP) disse acreditar que “algum aumento poderá ser concedido ainda neste ano pelo governador de São Paulo aos policiais”.
O delegado-geral-adjunto da Polícia Civil, Gilson da Silveira, representando, na solenidade, na Alesp, o delegado-geral bandeirante, Arthur Dian, destacou a atuação do Sindpesp como entidade “responsável, técnica e propositiva, e que age com seriedade, competência e diálogo”.

Confira os nomes que compõe a Diretoria do Sindpesp – Triênio 2026/2029
Delegada Jacqueline Valadares da Silva Alckmim
Presidente
Delegada Márcia Maria Gomes Shertzman
1ª vice-presidente
Delegado Ciro de Araújo Martins Bonilha
2° vice-presidente
Delegado Edson Pinheiro dos Santos Júnior
Tesoureiro-geral
Delegada Adriana Salgado Peters Zamboni
1ª tesoureira-geral
Delegado Raphael Zanon da Silva
2° tesoureiro-geral
Delegado Túlio Bueno de Alckmim Morais
Secretário-geral
Delegada Francini Imene Dias Ibrahin
1ª secretária-geral
Delegado Victor Daros Falcão
2° secretário-geral
Delegada Juliana Lopes Bussacos
Diretora-administrativa
Delegado Daniel Paulo Radaeli
Diretor patrimonial
Delegado Moisés Leite Tavares
Presidente do Conselho Fiscal
Delegado Cláudio Nomura
1° conselheiro fiscal
Delegada Thaís Marafanti
2ª conselheira fiscal
Delegado Claudio José Meni
Suplente do Conselho Fiscal
Delegado Francisco Petrarca Lelo Neto
Suplente do Conselho Fiscal
Delegada Monique Patrícia Ferreira Lima
Delegada sindical
Delegado Robson Gonçalves de Oliveira
Delegado sindical
Delegado Ademir Gasques Sanches Júnior
Suplente de delegado sindical
Delegada Gislaine Doraide Ribeiro Pato
Suplente de delegado sindical















Adicione um comentário