Cidades Diadema

Sistema Fast Track estará em toda rede 24 horas de Diadema

Quatro serviços da rede da urgência contarão com o sistema até o final do ano (Foto: PMD)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro de Diadema passa a contar com um novo sistema de fluxo de pacientes: o Fast Track, cuja estratégia de atendimento mais rápido para casos leves e de baixa complexidade, com consultório e sala de medicação acoplada. Com isso, é possível otimizar o fluxo, diminuir o tempo de espera e liberar os recursos da Unidade de Saúde, bem como equipe técnica, para casos mais graves e/ou complexos.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, em visita à Unidade, na sexta (31) de outubro. Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Nascimento, seu adjunto Gustavo Tomaz, e representantes da Câmara Legislativa de Diadema, o prefeito visitou as instalações e conversou com pessoas que passavam em atendimento e seus acompanhantes.

“O Fast Track representa uma modernização importante no atendimento de urgência e emergência em Diadema. Mais do que acelerar o processo, o objetivo é organizar o fluxo, garantir acolhimento qualificado e direcionar cada paciente para o atendimento mais adequado. Com essa mudança, estamos melhorando a gestão dentro das unidades e oferecendo um serviço mais ágil e humanizado à população”, declarou Taka.

Como funciona
Após retirar a senha, o paciente é direcionado para o setor da Classificação de Risco. De acordo com os sintomas apresentados é classificado por cores de acordo com protocolo de Manchester, ou seja, vermelho para emergência e atendimento imediato; amarelo sendo urgente; e verde e azul, considerados mais simples como dores de cabeça ou garganta e que podem aguardar um pouco mais para o atendimento.

Agora, para aproximadamente 80% dos casos considerados leves, esse fluxo vai proporcionar um atendimento mais rápido e, assim, maior celeridade na fila, direcionando o paciente a um consultório médico próprio para esta modalidade de atendimento. Ele é avaliado, medicado e reavaliado novamente antes da alta médica.

De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Carlos do Nascimento, “a proposta tem a meta de diminuição do tempo de espera em 80% dos casos, variando de acordo com a sazonalidade”, explicou.

Rede
A previsão é que o sistema seja estendido a todos os serviços 24 horas de urgência e emergência da rede como Unidades de Pronto Atendimento e Hospital Municipal. O Pronto Atendimento Paineiras, que está em reforma e ampliação para UPA, também passará a contar com o sistema após a entrega do novo serviço, previsto para dezembro deste ano.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário