ARY SILVEIRA BUENO

Sociedade 5.0 e o Movimento Brasil Digital Para Todos – I/III

Este é o primeiro de 3 artigos, em que tratarei desse tema cada vez mais atual, estimulante e desafiador. Onde há Desafios, pode haver boas Oportunidades!
I – Introdução Sobre A Sociedade 5.0
Um bom e didático artigo sobre Sociedade 5.0 é de 26/07/2019 da FIA Business School, que traz como título: “Sociedade 5.0: O que é, Objetivos e Como Funciona”.
Menciona o artigo da FIA:
“Em janeiro de 2016, o governo japonês lançou o 5° Plano Básico de Ciência e Tecnologia, documento que define políticas de inovação a serem estimuladas pelo país entre 2016 e 2021.
Se algumas pessoas ficam assustadas com a velocidade do desenvolvimento tecnológico do no mundo atual, o conceito de sociedade 5.0 vem para trazer algum tipo de alívio.
Esqueça aquele medo de distopias, em que a inteligência artificial evolui de tal modo que as máquinas tomam o controle do planeta.
Na sociedade 5.0, o foco do desenvolvimento de soluções tecnológicas é o bem estar humano, a qualidade de vida e a resolução de problemas sociais.
Pode parecer ficção científica, mas a verdade é que, em termos de complexidade tecnológica, essa é uma realidade bastante palpável.
O maior desafio não é técnico, e sim a mobilização entre autoridades, desenvolvedores da tecnologia e cidadãos em torno do objetivo comum de tornar a sociedade 5.0 real. ”Destaque-se, o referido Plano japonês foi para 5 anos, 2016 a 2021. Eis que no início de 2020 tivemos o enorme impacto global da pandemia (C-19); aqui destaco fazendo o recorte para a Transformação Digital, Inovação e Empreendedorismo Inovador (startups).
Cabe a pergunta: A pandemia da C-19 mais prejudicou ou mais favoreceu a prática do conceito Sociedade 5.0? Ainda que a gente se restrinja ao Japão. O que acha?

II – Introdução Sobre o
Movimento Brasil Digital
Em 21/07/2019 foi idealizada a Coalizão Digital do ABC Paulista; foi lançada em 21/05/2020, em plena pandemia.
A referida Coalizão Digital foi a inspiração para algumas dezenas de Organizações das 4 hélices e de seus representantes, lideradas pelo Estrategista, Evangelista e Embaixador Digital Francisco A. Soeltl estruturar o Movimento Brasil Digital para Todos (1ª instância), o SiNEco – Sistema Nacional de Ecossistemas do Brasil Digital (2ª instância) e os seus integrantes EcoSis Regionais pelo Brasil (3ª instância).
O referido Movimento está estruturado em 5 Pilares (Pessoa, Sociedade, Governos Digitais, Negócios Digitais e Economia Digital) e em 23 Fundamentos, distribuídos pelos seus Pilares.
Nesta série de 3 artigos, tratarei da relação Sociedade 5.0 (Japão), com o Pilar Sociedade e seus 4 Fundamentos: Pessoas ao Centro, Qualidade de Vida, Inclusão e Sustentabilidade do Brasil Digital, quanto ao seu Propósito e seus 3 Objetivos Finalísticos.
Propósito do Movimento: “Brasil Protagonista global em Inovação e Transformação Digital alinhado ao ESG”.
Ele é de vanguarda, de interesse nacional, suprapartidário, voluntário, que tem como Lema: Comunicar e Colaborar para Realizar um Brasil Digital para Todos em uma perspectiva de 6 anos, tendo as Pessoas ao Centro, sem deixar ninguém para trás, alinhado ao ESG e suportado pela E-Digital: Estratégia Brasileira para a Transformação Digital.
III – Relação Sociedade 5.0 e o Brasil Digital
Neste primeiro artigo, apenas com os destaques feitos pelo artigo da FIA sobre Sociedade 5.0, acima descrito, e a utilização de Sociedade como um dos Pilares do Brasil Digital, com os seus 4 Fundamentos, já dá para concluir o quanto há de convergência entre o que conceituou o Plano japonês e o que se tem com o Pilar Sociedade, como parte da estrutura do Brasil Digital, para suportar ações e implementações pelo Movimento, em prol da Sociedade, por consequência das Pessoas que a compõem.

IV – Conclusão
Destaquei neste primeiro artigo apenas um aspecto, o da relação entre os dois tópicos mencionados.
No entanto, daria para destacar muitos outros tópicos não menos relevantes, mas cito apenas dois, como:
. ter a transformação digital funcionado como uma “vacina” em favor da economia, para que ela não entrasse em colapso e com isso não conseguisse suprir as “dores” / demandas das Pessoas;
. ter a ciência e a tecnologia possibilitado a produção de vacina em tempo recorde, em prol da Sociedade (e porque não 5.0?), como referido no Plano japonês de 2016.
Portanto, quando se trabalha no Brasil Digital a prática: Pessoas ao Centro (por exemplo, com conteúdo para a capacitação digital, a conversão do PL 4513/2020 na Lei 14.533/2023), está isso em linha, alinhado com o conceito e busca de uma Sociedade 5.0, como preconizado no Plano japonês.