AME Memórias de São Bernardo

“Sou apenas um homem de Teatro…”

Quantas e quantas vezes Antonino Assumpção, no palco ou fora dele, disse esta frase: “Sou apenas um homem de teatro. Sempre fui e sempre serei um homem de teatro. Quem é capaz de dedicar toda a sua vida à humanidade e à paixão existentes nestes metros de tablado, esse é um homem de teatro.” – este texto de Jean Louis Barraultresume bastante a trajetória deste ator, diretor e produtor cultural que fundou o Grupo Cênico Regina Pacis, em São Bernardo do Campo, em 1962 e continuou à frente desta trupe teatral até seu falecimento em 1995. E seu legado foi tão forte que o grupo nunca parou de atuar estando em atividade até hoje e, em recente pesquisa, o coloca como a companhia de teatro amadora mais antiga do Brasil. O período que abrange essa caminhada pode ser visto na exposição: “Antonino Assumpção e o Grupo Cênico Regina Pacis”que está na Câmara de Cultura que leva o seu nome. São painéis que mostram fotos, cartazes, convites, filipetas, programas em que ele esteve nos palcos ou nos bastidores levando lazer, entretenimento e cultura para as mais variadas, próximas e longínquas plateias.A mostra marca apenas um ciclo da vida dele, sem maiores ênfases a outras empreitadas, pois foi um homem múltiplo se destacando também no esporte e na vida cultural do município. Essa respeitável caminhada é sempre reconhecida e, por isso, há um painel que retrata as homenagens póstumas a ele, que ainda continuam acontecendo.

Esta mostra marca a revitalização do espaço que esteve fechado para restaurar o prédio que é tombado – aliás Assumpção foi um dos participantes da campanha SOS Câmara que teve como meta a luta pela preservação e recuperação do locale de dar o devido valor à sua importância histórica, pois, construído em fins do século XIX foi, entre outros, câmara de vereadores e gabinete de prefeitos. Então, nada mais coerente para que fosse reaberto com a apresentação de momentos vividos por tãoimportante artista.

Visitação até 11 de outubro, de segunda a sábado das 10h às 17h. Câmara de Cultura Antonino Assumpção – rua Marechal Deodoro, 1325 – São Bernardo do Campo.

Hilda Breda Assumpção – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)

Frontespício da Câmara de Cultura Antonino Assumpção



Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário