
Mais de 3.700 escolas estaduais que oferecem o 9º ano do Ensino Fundamental aplicam o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) para 318 mil alunos, nesta segunda (17) e terça (18). A prova da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), com objetivo de diagnosticar a qualidade da educação básica no estado, tem tripla importância para essa etapa de ensino, porque serve como primeira etapa da seleção do Prontos pro Mundo, programa de intercâmbio da pasta, e também vai ajudar a identificar alunos que poderão atuar, no ano que vem, como Aluno Monitor do BEEM, que será expandido em 2026 para todo o Ensino Médio.
O Saresp também é distribuído para as redes municipais de ensino. Os alunos de ambas as redes fazem as provas em suas próprias escolas e salas de aula, no horário convencional de aulas.
No primeiro dia de provas, os alunos responderão a questões das áreas de linguagens e matemática. Na terça-feira, será a vez das questões de ciências da natureza e ciências humanas. Há 26 tipos de cadernos de língua portuguesa e matemática para o primeiro dia de aplicação, 13 tipos de cadernos de Língua Inglesa, Ciências da Natureza e Ciências Humanas para o segundo dia de aplicação, e a distribuição considera aqueles que têm aulas no período da manhã ou tarde.
A avaliação será aplicada no formato digital, mas parte das escolas estaduais receberá cadernos de prova no formato impresso, para uma amostra estratificada — selecionadas aleatoriamente de forma que todos os tipos de escola sejam representados, a fim de aumentar a precisão e confiabilidade dos resultados. O tempo de prova é de até três horas e meia, com permanência mínima em sala de aula de uma hora e quarenta e cinco minutos.
Prontos pro Mundo
O Saresp para o 9º ano do Ensino Fundamental é a primeira etapa de seleção do programa Prontos pro Mundo. É preciso que os estudantes tenham um excelente desempenho nessa prova porque, a partir do resultado do Saresp, os alunos são selecionados para o curso intensivo de inglês online e preparatório para as provas e as outras etapas que definem os 1.000 intercambistas que viajarão em 2027 por meio do programa Prontos pro Mundo. Ou seja, quem falta às provas do Saresp, perde a chance de disputar uma das vagas no intercâmbio da Seduc-SP.
Durante o período fora do Brasil, os estudantes selecionados no Prontos pro Mundo são matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) em países de língua inglesa e ficam hospedados em casas de família.
Aluno Monitor do BEEM
A novidade para este ano é que o Saresp também será decisivo para a seleção de estudantes que poderão atuar, em 2026, no programa Aluno Monitor do BEEM. Em 2025, o programa foi exclusivamente destinado a alunos da 3ª série do Ensino Médio, e será expandido no ano que vem para todo o Ensino Médio e alunos que estiverem na 1ª série poderão atuar como monitores.
Na seleção desses estudantes, eles precisarão cumprir alguns critérios: devem ter registrado, obrigatoriamente, frequência escolar superior a 85% no último ano letivo e estarem entre as 20% melhores notas em língua portuguesa e matemática na sua escola. Para a classificação geral serão consideradas as notas do Saresp e o desempenho na entrevista com a banca examinadora da escola.
















Adicione um comentário