Cultura & Lazer

SP-Arte Rotas 2025 começa na quarta (27)

Começa na quarta (27), a SP-Arte Rotas 2025. A feira de arte reunirá 60 projetos na ARCA, com galerias, instituições culturais e iniciativas que expandem o debate sobre arte contemporânea.

A programação da feira inclui conversas com artistas e curadores. No período que antecede o evento e durante sua realização, acontece também o Circuito SP-Arte, com aberturas de exposições e eventos por toda a cidade de São Paulo. Nesta edição, a SP-Arte Rotas contará com a participação de galerias da Argentina e da Amazônia peruana.

O evento conta com Rodrigo Moura como diretor artístico pelo segundo ano consecutivo. Curador, editor e crítico de arte brasileiro, Moura atua no MALBA (Buenos Aires) e continuará colaborando com as galerias no desenvolvimento de seus projetos para a feira. O diretor também assina novamente a curadoria do setor Mirante, dedicado a obras de grande formato que propõem diálogos com a história e o contexto sociocultural do país.

Um dos destaques da feira este ano é Janaina Torres Galeria, que apresentará, pela primeira vez, um conjunto de obras de Deborah Paiva (1950-2022). Os trabalhos, que poderão ser conferidos pelo público no stand A12, são parte do espólio artístico de Deborah, nascida no Mato Grosso do Sul, radicada em São Paulo, falecida em 2022 e que agora passa a integrar o programa da galeria. O conjunto de trabalhos de Paiva, que tem co-curadoria de Alexandre Araújo Bispo e Janaina Torres para a SP-Arte Rotas 2025, é composto por pinturas a óleo sobre tela, em diferentes dimensões e formatos, pertencentes à última fase da artista, que destaca a presença contínua de figuras humanas imersas em uma atmosfera de introspecção perturbadora.

Artista: Deborah Paiva. Obra: No Parque I, 2015_Óleo sobre tela_100 x 80 x 3 cm
(Foto: Filipe Berndt)

SP-ARTE ROTAS 2025
27 de agosto – convidados
28 de agosto – 13h às 20h
29 e 30 de agosto – 12h às 20h
31 de agosto – 12h às 19h
Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina – São Paulo

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário