O governador João Doria acaba de anunciar, nesta segunda (26) de outubro, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, informações sobre o 1º Mutirão de Qualificação Profissional do Estado, que faz parte do Plano Retomada Econômica 21/22.
Serão disponibilizadas 240 mil vagas de cursos gratuitos, online e presencial, sendo 100 mil vagas para qualificação profissional e 140 mil vagas para cursos de curta duração. Trata-se da maior oferta de vagas gratuitas já realizada em São Paulo. A iniciativa será realizada em parceria da secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado com o Sebrae SP, Centro Paula Souza, Senac e Univesp e conta com o apoio de seis centrais sindicais.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, serão 30 opções de cursos para os 645 municípios do Estado, em três tipos de ofertas, para o Novotec, com foco no público jovem e em cursos profissionalizantes e de inglês; Via Rápido, com 63 mil vagas com foco no público adulto e maiores de 50 anos e Empreenda Rápido, com 140 mil vagas aos interessados em empreender e abrir o próprio negócio. Os interessados poderão obter mais informações e realizar inscrições pelo portal: www.meuemprego.sp.gov.br/vagacerta.
Além disso, Doria anunciou que o governo de São Paulo liberou a visitação aos cemitérios no feriado de segunda (2), Dia de Finados. A recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus foi de manter o distanciamento de 1,5m, uso de máscara e álcool em gel. “A decisão será de ordem municipal”, revelou.
O governador ainda fez um alerta sobre uma possível segunda onda de contaminação no Brasil e em São Paulo. “O que está acontecendo na Europa é uma referência para o Brasil. Precisamos nos precaver e aprender com as experiências internacionais. Temos que ter cautela e conduta”, disse.
Também participaram os secretários estaduais, de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; ao coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, José Osmar Medina e João Gabbardo dos Reis e ainda do superintendente do Sebrae-SP, Wilson Poit.
BOLETIM- O secretário de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, atualizou o número de casos no Estado:
– 1.092.843 casos confirmados
– 38.753 óbitos
– 3.107 internações em UTI
– 3.919 internações em enfermaria
Gorinchteyn revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 39,3% e na Grande São Paulo de 39,9%.