A capital federal entra de vez no cenário e no calendário do skate brasileiro. Pela primeira vez na história, Brasília receberá uma etapa do circuito nacional, com o STU National Street Finals, entre os dias 24 e 26 de outubro. Evento, inclusive, que definirá os campeões da modalidade Street da temporada 2025, depois de passar pelas cidades de Criciúma (SC), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).
Como uma marca da Plataforma STU, o nascimento de uma nova pista de nível internacional ficará de legado para a prática do skate e o surgimento de novos talentos, precisamente no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. Já foram construídas e reformadas 30 pistas por todo Brasil nos últimos nove anos. O projeto de Brasília prevê duas pistas: uma de Street, com 800m2, e uma de Park, com 1.000m2.

(Foto: Divulgação STU)
“O projeto do Street partiu da demanda do STU em desenvolver uma pista que potencialize fluidez e velocidade no percurso, além de possibilitar boas conexões entre os obstáculos, com alguns fazendo referência a obras da capital. A solução veio a partir do traçado do plano piloto de Brasília, de duas asas e um eixo central”, conta Bruno Pires, arquiteto da Rio Ramp Design, empresa responsável pelo projeto e construção da pista.
O complexo, que ainda receberá a pista de Park na sequência, também é uma forma de homenagear a arquitetura moderna brasileira. Além disso, é parte dos festejos pelos 65 anos de Brasília, inaugurada em 1960. Diogo Castelão, fundador do STU, afirma que se trata de um momento muito simbólico para toda comunidade do skate, mais um sonho realizado.

(Foto: Divulgação STU)
“Trazer a etapa final do STU National para Brasília, justamente no ano em que a cidade celebra 65 anos, é muito marcante. Além de coroarmos as campeãs e campeões do Street, vamos inaugurar a primeira pista do STU na capital, projetada em diálogo com o modernismo que marca a arquitetura de Brasília. E iniciaremos também as obras da pista de Park. O Distrito Federal e o país serão presenteados com o melhor do skate brasileiro e toda sua cultura urbana, um complexo do mais alto nível para a prática esportiva, que permitirá o surgimento e evolução de grandes talentos locais, gerando um legado muito positivo, compromisso inegociável com as comunidades onde o STU está presente”.
Adicione um comentário