A vereadora Suely Nogueira (Podemos), de São Caetano, enviou indicação ao Executivo para realização de estudos no sentido de viabilizar a possibilidade de designar profissionais para fazerem o atendimento psicológico às crianças, no processo de retorno das atividades escolares presenciais no município.
Por maior que sejam os cuidados e os planejamentos, não há como garantir que o retorno às aulas será tranquilo. Além de adotarem todas as medidas de segurança e todos os protocolos possíveis, as crianças vão precisar de uma atenção especial.
Foram muitas mudanças e muitas delas nem tem idade ou discernimento para assimilar tudo que aconteceu e ainda irá acontecer, quando voltarem para a escola. Desde a entrada, o comportamento nas salas de aula, com os amigos e professores, até uma simples ida ao banheiro terá que ser repensada.
Sem contar que muitas crianças estarão voltando com novos hábitos adquiridos, forçadamente, enquanto foram obrigadas a permanecer dentro de casa. Entendemos que mais que professores preparados, será necessário um atendimento psicológico reforçado, até que tudo possa ser adaptado ao “novo normal” nas escolas.