Grandes redes de supermercados enfrentam concorrência de mercados de bairro
As grandes redes de supermercado estão enfrentando concorrência também dos chamados “comércio de vizinhança”, um segmento de pequenas lojas independentes, com até quatro caixas registradoras. Estas lojas geralmente estão localizadas em bairros residenciais e conquistam cada vez mais os clientes que moram na vizinhança. De janeiro de 2014 a agosto de 2017, o número de mercados de bairro cresceu 55,5%, de 1.735 para 2.698 lojas, segundo dados da consultoria Nielsen, especializada em pesquisas de mercado. Os motivos que justificam tal crescimento deste tipo de mercado são: comodidade e praticidade, dificuldade de transporte nas grandes cidades, queda da inflação, envelhecimento da população e diminuição dos valores dos aluguéis. Segundo o coordenador da área de varejo da Nielsen, há um boom na abertura de lojas de vizinhança, uma vez que o investimento é infinitamente menor e pode ser comparado com o atacarejo, mistura de atacado com varejo, que cresceu 55,8% de janeiro de 2014 a agosto de 2017. Um exemplo é o Carrefour: o formato Carrefour Express é o que mais cresce dentro da companhia. Atualmente a rede tem 101 lojas Express em São Paulo, sendo que o projeto inicial, em 2014, era abrir apenas 4 lojas. O Grupo Pão de Açúcar (GPA), dono das marcas Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra, tem 265 lojas de vizinhança, cerca de 30% do total de lojas da empresa.