Política

Tarcísio lança programa para combater pobreza e diz ser “mais amplo” que Bolsa Família

“Vamos dar o peixe ou ensinar a pescar? Nós vamos fazer as duas coisas”, disse o governador (Foto: Gov.SP)

O governador Tarcísio de Freitas lançou, na terça (20), o SuperAção SP, programa voltado ao combate da pobreza por meio do atendimento personalizado às famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é criar condições para que essas famílias tenham apoio e acesso a oportunidades para alcançar emancipação e autonomia.

Elaborado a partir da análise de mais de 60 iniciativas bem sucedidas de combate à pobreza ao redor do mundo e do diálogo com as principais referências globais sobre o tema, o programa vem sendo construído há mais de um ano para atender as necessidades das famílias paulistas em situação de vulnerabilidade.

“Queremos que as pessoas conquistem direitos sociais. Esses direitos vão ser possíveis por meio da renda, do aumento do poder aquisitivo. O mais importante é garantir o direito ao trabalho e à emancipação”, disse Tarcísio.

“Construímos o programa com foco em quem mais precisa, no atendimento individualizado e integrado. Essas pessoas precisam dos serviços do Estado com oportunidade, prioridade e com a crença de que é preciso superar a pobreza”, completou o governador.

O SuperAção SP reúne 29 políticas públicas de diferentes secretarias em uma jornada completa de atendimento às famílias. Cada núcleo familiar recebe um plano de desenvolvimento individualizado, com acompanhamento técnico, definição de metas e apoio contínuo para alcançar a autonomia e superar a pobreza. Tudo isso sem abrir mão de garantir assistência imediata às pessoas que mais precisam.

Nesta primeira a expectativa é de atender 105 mil famílias em situação de extrema pobreza no Estado. Para isso, será realizada uma busca ativa no CadÚnico. Os agentes de superação irão localizar essas famílias, apresentar o programa, explicar seu funcionamento e objetivos. A partir dessas informações, caberá à família decidir se deseja ou não aderir ao programa.

Tarcísio disse que a intenção do “SuperAção SP” não é rivalizar com programa criado no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Bolsa Família, mas, sim oferecer atendimento personalizado às famílias para que elas se emancipem e consigam se inserir no mercado de trabalho.

“Vamos dar o peixe ou ensinar a pescar? Nós vamos fazer as duas coisas. Transferência de renda é bem-vinda, mas não é suficiente. Algumas famílias precisam do peixe nesse momento e vamos garantir que elas sobrevivam, tenham dignidade e condições de iniciar uma trilha até chegar na inserção no mercado de trabalho,” disse o governador ao Estadão.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário