
O ex-presidente da República, Michel Temer, esteve em Santo André, na quinta (27), para receber o título de cidadão andreense na Câmara de Santo André. Após, participou de debate do Grupo LIDE ABC, com o tema: “A importância da relação entre poderes para o desenvolvimento econômico e social do país”.
Na ocasião, estiveram presentes: o presidente do Grupo LIDE ABC, Jarbas Marques, o presidente do LIDE Futuro ABC, Walter Dias, o prefeito e o ex-prefeito de Santo André, respectivamente, Gilvan Junior e Paulo Serra, o prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, a deputada estadual Ana Carolina e empresários.
“Todo poder emana do povo”, disse Michel Temer em referência ao primeiro parágrafo do artigo 1º da Constituição Federal do Brasil. “As demais autoridades são secundárias. Fui presidente da República, era autoridade secundária, porque a primeira autoridade é o povo e se sou autoridade secundária, tenho que prestar obediência à vontade primária e onde está escrita a vontade primária? Está escrita no texto constitucional, porque o preâmbulo da Constituição é uma síntese da vontade do povo”, disse Temer. O ex-presidente completou: “O poder emana do povo e em seu nome é exercido. Como exercer este poder? Vamos estabelecer órgãos que exerçam o nosso poder, um que legisla, um que executa e um que julga”.
Temer também falou sobre a polarização política no Brasil e disse que “essa divisão, essa disputa não ajuda o País”. À Folha, o ex-presidente afirmou que o cenário eleitoral de 2026 poderá continuar polarizado: “Acho que pode haver. Eu prefiro que não haja, acho que os candidatos têm que apresentar programas e dizer o que vão fazer pelo país. O eleitor escolhe qual o programa melhor que ele acha para o Brasil. Se houver polarização de ideias, estou de acordo. O que é inadmissível é a radicalização. Essa coisa que divide os brasileiros, instituições, isso não pode haver”.

O presidente do LIDE ABC mencionou o desequilíbrio entre os poderes. “O meio empresário tem uma reclamação muito grande sobre a relação entre os poderes, no desequilíbrio, cada um pensa de uma forma. É muito importante ouvir o Michel Temer que já esteve como promotor de justiça, deputado federal, presidente da Câmara, da República, advogado”, avaliou Jarbas.
Já a deputada Ana Carolina falou sobre a sinergia entre os poderes. “Essa sinergia entre os diferentes poderes sempre trabalhei isso, como primeira-dama, mostrando a importância da integração entre a iniciativa privada, o poder público e as entidades do terceiro setor e sociedade civil organizada”, frisou.
O prefeito Gilvan ressaltou a importância da iniciativa privada junto ao poder público para o desenvolvimento de Santo André. “Mostramos a importância desse modelo, da iniciativa privada junto com o poder público para o desenvolvimento da cidade, desde o início da gestão Paulo Serra, em 2017, que a gente vem fazendo este trabalho de aproximação e desenvolvimento da cidade. Por isso que, nos últimos anos, Santo André foi líder em geração de empregos, a cada dez novos empreendimentos no ABC, sete são em Santo André. Abraçamos os empreendedores e os trazemos para dentro da cidade”, destacou.
Adicione um comentário