Fabio Picarelli Opinião

Termogênicos no emagrecimento

De acordo com o Cardiologista, Médico do esporte do Departamento de formação de atletas do Sport Club Corinthians Paulista Dr. Giulio Cesare Lopes Ferriello, os produtos chamados de termogênicos estão muito falados hoje em dia, com a promessa de maior rendimento energético nas atividades físicas e principalmente queima de gordura, energia extra, emagrecimento rápido e músculos maiores, porém, não são tão inofensivos assim, podem levar a problemas cardíacos e insuficiência renal. A maioria contém cafeína, que é permitida, usada adequadamente. Mas alguns, mesmo proibidos pela ANVISA, contem efedrina, que é proibida em suplementos nutricionais. Algumas substâncias contidas são contraindicadas, com inúmeros efeitos colaterais. A efedrina, por exemplo, é uma substância perigosa, estimula o metabolismo por um efeito no sistema nervoso podendo causar dependência, e principalmente arritmias cardíacas. Se o indivíduo tiver alguma predisposição por exemplo a doenças cardíacas, o uso dessa substância pode ser o “start” que faltava. Vários relatos de morte súbita em jovens estão atribuídas ao uso dessa substância. Seu efeito de perda de peso se dá por acelerar o metabolismo, mas com o inconveniente de que ao se interromper o consumo, existe de imediato um efeito rebote, com o peso perdido recuperado. Recomendamos que seja evitado qualquer produto que contenha efedrina. Outro problema encontrado é que em alguns produtos, existem substâncias que não estão contidas no rótulo, sendo muito perigoso o uso, por não saber o que estamos ingerindo. Entre os efeitos colaterais dos termogênicos usados de maneira indiscriminada, estão a insuficiência renal e sobrecarga do fígado. Alguns outros efeitos mais brandos, mas quem também podem atrapalhar a qualidade de vida, são sudorese excessiva, tremores, enjoo, insônia.

Como Nutricionista, vou falar pra vocês em relação aos alimentos termogênicos, eles atuam no organismo aumentando o gasto energético durante a digestão e no processo metabólico, assim podem contribuir na dieta e serem aliados no emagrecimento, motivo pelo qual se tornaram febre entre aqueles que desejam perder peso.

 

Lembrando que para resultados satisfatórios em relação à perda de peso, a ingestão calórica total da dieta, equilíbrio de nutrientes, qual destes alimentos é mais indicado ou contra-indicados para cada um e outros fatores como atividade física são relevantes neste aspecto. A ingestão isolada de termogênicos não garante emagrecimento!

 

Podemos citar alimentos que têm esta capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura, tais como:

 

Pimenta vermelha: rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica e pode ser adicionada em saladas, pratos quentes e como tempero.

 

Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. O gengibre pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, em molho de tomate, cremes, sopas e chás.

Chá verde (Camellia sinensis): Favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estímulo metabólico, um alerta “cuidado para quem tem insônia, não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite e também para quem tem Hipertensão Arterial, excesso podem favorecer ao aumento da pressão”.

 

Café: A cafeína tem efeitos comprovados em relação à termogênese, mas cautela, pois tem o mesmo alerta do chá verde.

 

Chá de hibisco: Além de diurético e antioxidante, este chá aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, acelera o metabolismo.

 

Alimentos com Ômega 3: Encontrado em peixes, como salmão ou atum e em oleaginosas, como castanhas, nozes, amêndoas e avelãs. Esses ácidos graxos aumentam o metabolismo basal, melhoram a retenção de líquidos e facilitam a comunicação entre as células do organismo. 

 

Canela: Além de aumentar o metabolismo basal e diminuir ansiedade, a canela possui o cálcio, substância importante para o emagrecimento. Polvilhada por cima de frutas, aproximadamente uma colher (chá rasa), dá um toque e torna a refeição mais saborosa.

 

Água gelada: Que ótima notícia, até mesmo a água pode te ajudar a emagrecer! Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo, algo entre 36º e 37ºC.

 

O ideal é sempre procurar um profissional especializado que irá elaborar um plano alimentar individualizado e adequado para atingir seus objetivos. Por isso, é fundamental incluir os termogênicos no cotidiano, dentro de um contexto que inclua uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios. Somente desta maneira, o gasto calórico será potencializado e favorecerá o emagrecimento.

 

Um grande abraço pessoal e até a próxima!