O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta segunda (6) de julho, durante coletiva de imprensa, que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), autorizou o início dos testes da CoronaVac (vacina contra o novo coronavírus). A vacina será desenvolvida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo.
Segundo Doria, a partir de segunda (13) de julho, os 9 mil voluntários poderão se inscrever para a testagem da vacina. Porém, deverão ser obrigatoriamente, profissionais da área de saúde, acima de 18 anos, não terem infecção prévia, não participarem de outros estudos, não estarem grávidas, e não terem outras doenças que impeçam a vacinação. O início dos testes será no próximo dia 20 de julho.
Serão testados voluntários de seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal (Brasília), Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. “A vacina é de fundamental importância para o País e para a vida dos brasileiros. É um salto para a vida que São Paulo está fazendo”, disse o governador.
Ainda foi anunciada queda no número de óbitos em relação a última semana, de 1.769 para 1.733, ou seja de 36 mortes,o que representa a queda de 5% de letalidade do coronavírus. “Devemos celebrar essa notícia, não com emoção, mas, moderação”, disse Doria.
A CoronaVac, segundo o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, há apenas 12 vacinas no mundo em fases de testes, diferentes dos estudos clínicos, sendo 3 vacinas na fase 3 de testagem, e uma delas é a CoronaVac.
Na ocasião, participaram, presencialmente, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas; os secretários estaduais, de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi; o coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, Paulo Menezes e João Gabbardo dos Reis; e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas.
CAPITAL- O prefeito Bruno Covas informou que, até o final desta semana, irá anunciar uma data para a reabertura dos mais de 100 parques em São Paulo. Porém, garantiu que a reabertura não contemplará os finais de semana.
BOLETIM- O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, atualizou o número de casos no Estado:
– 323.070 casos confirmados
– 16.134 óbitos
– 5.501 internações em UTI
– 8.023 internações em enfermaria
Germann revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 63,9% e na Grande São Paulo de 63,3%.