Quinta Avenida

The Andrews Sisters – trio vocal

The Andrews Sisters, grupo vocal norte-americano formado por três irmãs em 1925: LaVerne, Maxene e Patty. Ao longo da longa carreira musical, elas foram campeãs em vendagem de discos, ultrapassando 75 milhões de cópias. A canção “Boogie Woogie Bugle Boy”(O rapaz da corneta boogie woogie) é considerada uma das primeiras canções de rhythm and blues. O trio ficou conhecido como o grupo vocal feminino mais popular do século XX.

The Andres Sisters

Filhas do imigrante grego Peter Andreus com a norueguesa Olga Sollie, que após o casamento passou a se chamar Olga Andrews, nasceram na cidade de Minneapolis-Minesota. O pai, ao chegar na América do Norte, havia mudado a grafia do sobrenome para Andrews. LaVerne, a filha mais velha, foi a única que recebeu educação musical. Tocava piano e durante todo o período de atividade do trio, foi a única capaz de ler partituras musicais.
O início das atividades artísticas, deu-se em meados dos anos 1920, na orquestra do band leader Larry Rich e dono de um teatro e “vaudeville”. Maxene atribuiu o sucesso do trio a Larry Rich, dizendo que ele fora o responsável por ensiná-las a “como caminhar no palco e como sair do palco, e é sempre preciso trazer o público até vocês”.
t Terminado o trabalho com Larry Rich, mudaram-se para New York, passando a trabalhar em ou-tros espetáculos de “vaudeville” (gênero teatral de entretenimento popular). Pouco tempo depois, Peter Andrews, juntou-se a esposa e filhas durante as tentativas na carreira musical. A família passou a viajar por toda a América do Norte de carro, iniciando uma turnê das então desconhecidas Andrews Sisters. Enquanto o pai dirigia, Maxene, Patty e LaVerne ensaiavam no banco de trás.
Em 1936, finalmente conseguiram um emprego mais estável ao se tornarem cantoras da orquestra de Leon Belasco, que havia conhecido o trio ao ouvir uma transmissão de um programa em uma emissora de Chicago. Após, elas gravam o primeiro disco, em março de 1937 com as canções “Jammin” e “Wake Up And Live”(Acorde e viva), na gravadora Brunswick Records. Quatro meses são passados, em julho de 1937, Belasco dissolveu a banda, obrigando a família a voltar para Minneapolis.
Tempos depois, as irmãs voltaram a New York. Nesse período conheceram o musicista e arranjador Vic Schoen, que se dispôs a orientá-las na carreira. Com o apoio de Vic Schoen, apareceram em um show no Edison Hotel, transmitido via rádio. Coincidência à parte, Jack Kapp, fundador da maior gravadora na época, a Decca Records, ouviu as irmãs em seu carro, enviando o jovem empresário Lou Levy até o hotel, para que elas fizessem um teste em sua gravadora. O trio finalmente conseguiu assinar um excelente contrato.
As primeiras gravações para a Decca Records ocorreram em outubro de 1937 e não obtiveram sucesso. O segundo disco gravado em 24 de novembro de 1937, no lado A – o tema “Nice Work If You Can Get It”(Bom trabalho se você conseguir). No lado B – uma música recém ensaiada. A canção “ídiche”- “Bei Mir Bist du Schoen”. Para surpresa geral, tornou-se num absoluto sucesso, transformando The Andrews Sisters no primeiro grupo musical feminino a vender mais de um milhão de cópias.
The Andrews Sisters e Glenn Miller tiveram colaborações marcantes entre 1939 e 1940. Principalmente nos programas de rádio Chesterfield Show, resultando gravações clássicas como “Oh, Johnny, Oh Johnny Oh”, “I´ve Got No Strings”, “The Woodpecker Song” e “Begin The Beguine”. As harmonias vocais das irmãs se uniam à big band de Miller, criando sucessos icônicos da era do swing. Também Bing Crosby juntou-se às irmãs e tiveram uma parceria musical muito bem sucedida na Decca Records. “Pistol Packing Mamma”, “Don´t Fence Me In” e “South America, Take It Away”. A colaboração foi prolífica entre 1942 e 1955. Seus duetos e gravações com as irmãs foram fundamentais para o sucesso de ambos e da gravadora.

The Best of Andrews Sisters

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário