A empresária e produtora de vinhos, Esmeralda Theotoky de Feraudy, proprietária da vinícola Theotoky Estate, localizada na parte central da ilha de Corfou, na Grécia, mais ao norte das Ilhas Ionicas, próxima à Albânia, participou da 5ª edição do France Excellence, que aconteceu no Rosewood, em São Paulo, nesta semana.
Na ocasião, Esmeralda falou à Folha sobre o negócio que já está na quinta geração em sua família. Desde 1960, os fundadores Georges e Claudia Theotoky se dedicaram com paixão à tradição, renovaram a adega e acreditaram na importância do cultivo biológico. A propriedade tem 5 hectares de parreiras e produz Rosé Syrah e o tinto Cabernet Sauvignon.
“A nossa vinícola está situada na região de Corfou, nas Ilhas Iônicas, no Mar Iônico, e está na nossa família há mais de cinco gerações. Somos produtores de vinhos orgânicos da cepa Robola”, explica a empresária. A variedade Robola é grega e é cultivada essencialmente nas ilhas de Cefalonia e Corfou, porém expressa-se de maneira diferente nas duas ilhas.
As parreiras estão rodeadas por bosque de pinheiros, carvalhos e por 4 mil oliveiras que também produzem um azeite de oliva extra virgem premiado com medalha de ouro na competição de Dubai em 2021, medalha de ouro na competição internacional de Atenas, medalha de prata na competição internacional de Londres em 2022.
“Além de vinhos orgânicos também trabalhamos na parte de biodinâmica, engarrafamos o vinho com calendário lunar, temos ovelhas que transitam pelas videiras, quando elas ainda não formaram as folhas”, diz.
Os vinhos da Theotoky Estate já receberam prêmios. Além da Medalha de prata na Decanter e Medalha de ouro no Bioweinpreiss (prêmio somente para vinhos orgânicos), fomos nomeados vinícola do Ano em 2020 na competição de NY e Vinícola Orgânica do Ano em Berlim 2020.
“Recebemos cerca de 6 mil turistas por ano que vêm degustar vinho, azeite e comer especialidades gregas. Estamos no top dez das coisas a fazer na ilha de Corfu e também temos um museu que abriga o maquinário antigo e explica os procedimentos que existiam para fazer vinho”, revela Esmeralda.
Para quem se interessou e gostaria de conhecer mais sobre a produção da Theotoky Estate, a empresária estará n o evento “Foire aux Vins”, promovido pela importadora Chez France, que acontecerá em São Paulo, no próximo sábado (4), no Espaço do Bosque. Também é possível comprar os vinhos no Brasil, confira: https://loja.chezfrance.com.br/vinhos/Corfu?&utmi_p=_promocao-vinhos&utmi_pc=Html&utmi_cp=menuregioes.
Mais informações: www.theotoky.com.

















Adicione um comentário