Vou falar um pouquinho sobre dúvidas que recebo constantemente nos atendimentos em consultório.
Tenho um vídeo no Youtube sobre Tipos de Açúcar para mais esclarecimentos:
https://www.youtube.com/watch?v=rKexD-sZT9A
Para que serve o açúcar?
Todo alimento que contém carboidratos em sua composição vai ser convertido em glicose (açúcar) no organismo e se consumido em excesso vai ser estocado em forma de gordura, causando o excesso de peso e doenças como: Obesidade, Diabetes tipo 2, Colesterol alto, Triglicerídeos alto por exemplo. O açúcar atua no fornecimento de energia ao corpo, que quando não utilizada, gera acúmulo de gordura. O corpo humano não necessita de açúcar refinado. O que ele realmente necessita é de glicose, ou seja, dos carboidratos. Mas essa glicose pode ser facilmente obtida a partir de uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e com substâncias antioxidantes através das frutas, cereais integrais, tubérculos, legumes e hortaliças.
A glicose é o principal combustível de ser humano, portanto é muito importante, pois gera energia de crescimento, regeneração, movimento, pensamento e manutenção.
As principais diferenças aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada tipo. A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está.
Os claros (brancos) recebem tratamento químico e perdem mais de 90% dos seus nutrientes no processo de refinamento.
De confeiteiro: Tem cristais muito finos e é utilizado em glacês e coberturas. O refinamento inclui uma peneiragem para obter os minicristais e a adição de amido de arroz, milho ou fosfato de cálcio.
Orgânico: Não utiliza ingredientes artificiais em nenhuma etapa do ciclo de produção, do plantio à industrialização.
Light: Surge da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, o ciclamato e a sacarina, que quadruplicam o poder de adoçar. Tem menos calorias.
Líquido: É obtido pela dissolução do açúcar refinado em água. Usado em bebidas gasosas, balas e doces.
Frutose: É o açúcar extraído das frutas e do milho. É cerca de 170 vezes mais doce que o açúcar comum, mas a frutose isolada eleva a glicose e suas calorias não oferecem vitaminas. O ideal consumir frutas que contem nutrientes e fibras juntamente com a frutose, trazendo benefícios à saúde.
Cristal e Refinado: Não há grandes diferenças. Na realidade, eles perderam praticamente todos os nutrientes no processo de refinamento. As diferenças é que o refinado ainda possui substâncias químicas, para ele ficar bem branquinho, mas pode ser considerado um dos piores para nossa saúde.
Coco: O açúcar de coco possui baixo índice glicêmico, isto significa que não se transforma em glicose no sangue tão rapidamente, sendo benéfico para dietas de emagrecimento. Fonte de vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B6), ferro, zinco, potássio e magnésio.
Mascavo: É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais (magnésio, fósforo, potássio). Seu gosto é bem parecido com o do caldo de cana.
Demerara: Ele passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo. Ele não altera o sabor nem a cor das preparações.
Mel: O melado ou melaço de cana é a forma líquida extraída direto da cana-de açúcar, que também tem o poder de adoçar muito forte. Conserva todos nutrientes, como ferro, cálcio, selênio, manganês e o cobre.
E fica o alerta! Boa parte dos açúcares consumidos pela população brasileira está “escondido” em alimentos ultraprocessados, como refeições prontas, temperos, sucos industrializados e refrigerantes, estes dados foram apresentados na última Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares (POF) realizada no ano de 2008/09 pelo IBGE.
Por Renata Graziela – Nutricionista Diretora na Bem Estar Light e na Clínica Saúde Plena – Santo André- SP / Tel (11) 4427-5669