Editorial

Trânsito sem fiscalização

Trânsito sem fiscalização

Por incrível que possa parecer, não existe mais a fiscalização no trânsito por parte dos policiais militares nas principais ruas do ABC e também da capital. Décadas atrás, era comum um policial militar permanecer ao lado de um semáforo, nos principais cruzamentos, para fiscalizar o trânsito e, obviamente, a sua presença evitava os esporádicos abusos naturais e as infrações cometidas pelos motoristas.
Sem a presença do policial e com o passar dos anos, os abusos e as infrações se tornaram rotina. Com a troca periódica do comando da PM, os policiais foram afastados da fiscalização do trânsito e deslocados para outras áreas, entre elas a da segurança do cidadão, ao comércio, etc. Diante disso, surgiram os “marronzinhos”, os “amarelinhos” e outros “inhos” para fiscalizar o trânsito.
Com o correr dos anos, os “inhos” ficam multando veículos e também fiscalizando carros que não podem rodar no horário proibido pelo rodízio.
A isso deve ser somado o avanço da tecnologia com radares com câmeras fotográficas, faróis inteligentes e outras coisas mais.