O TRE decidiu extinguir 32 zonas eleitorais no estado de São Paulo, a fim de aplicar os critérios de rezoneamento definidos pelo TSE e criticados por servidores e magistrados de todo o país. A Resolução aprovada pelo Pleno do Tribunal foi publicada no Diário Oficial do dia 17 de agosto e a relação das zonas eleitorais extintas pode ser lida neste link.
O Sintrajud, juntamente com servidores dos cartórios eleitorais de todo o estado, vinha buscando discutir com a administração do TRE o impacto do rezoneamento, não apenas sobre a categoria, mas sobre todos o eleitorado. A entidade chama a atenção para o prejuízo no atendimento à população e na fiscalização das eleições, já a partir do próximo ano.
Na última semana, servidores da Justiça Eleitoral de vários estados estiveram em duas audiências públicas na Câmara dos Deputados denunciando a precarização desse ramo do Judiciário, acelerada pelo rezoneamento instituído pelo TSE. Até o momento já são contabilizadas 421 zonas eleitorais extintas e esse número pode crescer.
De acordo com a Resolução do TSE, as zonas extintas serão transformadas em postos de atendimento.