Fabio Picarelli Opinião

Um novo público na Vila: Festival de Yoga

No último final de semana Paranapiacaba sediou o Yoga Festival. Foram dois dias de intensa atividade, a maioria gratuita.
O yoga é uma prática indiana muito antiga. Muito antiga mesmo. É milenar! Originou-se há mais de cinco mil anos na civilização Indo-Saraswati. O primeiro registro foi nos livros sagrados hindus, os Vedas. A palavra vem do sânscrito, que significa “união” do espírito humano com o Divino.
Mas, o que é o yoga e qual a importância para os seres humanos? É uma prática que une o corpo e a mente através de posturas físicas (as asanas) , técnicas de respiração (praayama) e meditação (dyana). O objetivo é melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a força.
Para muitas pessoas, é um estilo de vida, porque eleva a auto-estima, melhora a saúde e fortalece a energia. Para outros é um esporte porque tem relação direta com o corpo. Em nenhum momento os exercícios são invasivos e os movimentos bruscos. Ao contrário, traz tranquilidade e paz de espírito.
Essa conexão profunda se associa à natureza no caso da famosa vila inglesa ferroviária. Respirar o ar sem as impurezas do centro urbano é ainda mais saudável.
Existem vários tipos de yoga: Hatha Yoga; Yin Yoga; Yoga Reparador; Fluxo Vinyasa; Iyengar Yoga; e Yoga em Cadeira. É acessível e de fácil adaptação até para quem é principiante. As poses básicas são serenas e flexíveis para o corpo, porque cada um impõe o próprio ritmo. A maioria dos estilos é de baixo impacto para as articulações. E não precisa de equipamentos, só de máxima concentração.
As posturas envolvem toda a musculatura do corpo. O resultado é a melhoria na circulação. Os professores auxiliam os alunos em todos os níveis e explicam o que há atrás de cada movimento.
Ao sintonizar-se com o seu corpo, é preciso sentir-se confortável, sem excessos no alongamento que façam sentir dores. Por isso, recomenda-se “ouvir” os sinais do corpo quando estiver praticando yoga. Os movimentos mais suaves evitam lesões. O progresso virá com o tempo.
Apesar de não ser necessária a utilização de equipamentos, alguns itens podem ser úteis, tais como tapetes, blocos, correntes, mantas e almofadas. O tapete é ótimo para evitar que as mãos e os pés escorreguem; os blocos dão mais segurança durante a execução dos exercícios; e as correntes proporcionam ampliar o alcance.
Muito além das posturas, o yoga possui códigos de ética e moral ao indivíduo. A aprendizagem nos leva a 10 mandamentos filosóficos: não violência, verdade, não roubar e nem cobiçar, moderar os prazeres, desapego, limpeza, contentamento, disciplina, auto-observação e entrega ao poder do universo, pautado na humildade e na doação para melhorar a vida.
Especialistas alegam que o yoga tem poder de simplificar a vida. Sua filosofia molda outras formas de enxergar o mundo, desprendendo apenas da visão materialista. É uma mudança de hábito interna e externa do corpo e da mente. O terapeuta Ayurveda e massoterapeuta, Doug Simplicio, promotor do evento, fez questão de trazer para os moradores da Vila um pouco da sua experiência ao lado de outros professores do ramo.
Por isso a equipe da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense e o prefeito Gilvan Ferreira incentivam a população de Santo André e região a participarem dessas iniciativas de autoestima.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário