A Unipar recebeu, na quinta (7), as comunidades do entorno da fábrica para participarem do programa Fábrica Aberta. Estiveram presentes moradores de Santo André, Rio Grande da Serra e vila de Paranapiacaba, além de um representante do CCC. Este foi o primeiro evento do ano com foco na comunidade, com o objetivo de abrir as portas para que os visitantes possam conhecer como a companhia atua no mais alto nível de qualidade e segurança e em harmonia com o meio ambiente.
A visita foi coordenada por monitores especializados, que explicam com propriedade o processo de produção das fábricas. O programa é considerado referência na indústria química e para o turismo industrial em geral.
A iniciativa visa promover a escuta ativa na busca de soluções para as necessidades das comunidades do entorno das unidades da companhia. “Nosso grande objetivo com o Fábrica Aberta é manter um relacionamento de transparência e diálogo com os visitantes e comunidades locais e mostrar abertamente nossa produção responsável e a priorização de práticas sustentáveis”, pontua Pedro Röhl, diretor da unidade de Santo André.
Aliado nessa relação de transparência e escuta ativa na comunidade, o Conselho Comunitário Consultivo (CCC) é um importante canal de comunicação entre a Unipar e os moradores do entorno das fábricas. Ele é formado por voluntários que são moradores ou pessoas que atuam em diferentes áreas nas cidades e se reúne periodicamente para discutir e desenvolver projetos relacionados à saúde, segurança e meio ambiente, sempre com um olhar voltado à conscientização, à preparação e treinamento das pessoas e fortalecimento de laços entre indústria e comunidade.
Para Edson Carvalho, membro do CCC, o programa Fábrica Aberta é de suma importância, pois há muita mistificação a respeito de como funciona uma indústria química. “As pessoas pensam que é sempre tudo negativo, mas quando viemos aqui e entendemos melhor todo o processo, vemos a importância da fábrica nas nossas vidas”, conclui.
“A visita foi muito interessante, pois pudemos ver como a empresa foca no cuidado, na prevenção de acidentes e do meio ambiente”, afirma Andrea Nascimento, moradora de Rio Grande da Serra.