Negócios

Unipar faz 75 anos com foco em expansão sustentável

 A Unipar, maior produtora de cloro e soda e segunda maior na produção de PVC na América do Sul, completa 75 anos de sua unidade em Santo André. A planta, que até 2016 produzia apenas cloro, hoje produz cerca de 850 toneladas de PVC por dia e 520 toneladas de soda por dia, o que gera 300 mil toneladas de PVC e 180 mil toneladas de soda cáustica líquida por ano.

 A empresa segue em ritmo de expansão com foco em sustentabilidade. Recentemente foi anunciado investimento de R$ 100 milhões em um projeto sustentável na planta de Santo André, que consiste na implantação de equipamentos que irão consumir energia renovável limpa durante toda a operação, contribuindo para redução das emissões.

   Serão instalados um eletrolisador e um forno de ácido clorídrico na planta com reaproveitamento de energia. Os equipamentos serão responsáveis por reduzir a emissão de carbono em mais de 2 mil toneladas por ano e por aumentar a produção de ácido clorídrico em 15%. O ácido clorídrico é usado na fabricação de produtos químicos usados no tratamento de água e esgoto.

   De acordo com o diretor da fábrica da Unipar em Santo André, Pedro Rohl, a empresa está sempre buscando ideias novas para receber novos investimentos. “Na Unipar, tem uma palavra que usamos bastante, que é ‘supere’, e a letra ‘P’ do supere é ‘protagonismo’, faz parte do nosso protagonismo demonstrar que investimentos nesta planta são interessantes. Estamos sempre buscando ideias novas, novos investimentos. Depende mais da gente, mas vamos conseguir novos investimentos sim”, afirma.

   A planta, que possui 400 funcionários diretos e 500 indiretos, também faz uso da inteligência artificial e está cercada por aproximadamente 10 milhões de metros quadrados de área verde nativa preservada. A área de mata é 10 vezes maior do que a área de operação industrial. A companhia tem, hoje, fábricas em Santo André e Cubatão e também em Bahía Blanca, na Argentina. No início do primeiro semestre de 2024, a empresa deverá inaugurar a quarta planta em Camaçari, na Bahia.

brica aberta  – A Unipar promove o Programa Fábrica Aberta nas plantas de Cubatão e Santo André, com o objetivo de mostrar o funcionamento das unidades produtivas da companhia e se aproximar das comunidades onde está inserida. O tour é acompanhado por moni-tores especializados e os visitantes podem ver de perto como são fabricados os produtos químicos da Unipar. A unidade também conta com o apoio do Conselho Comunitário Consultivo (CCC), um canal de comunicação formado por voluntários que são moradores ou pessoas que atuam em diferentes áreas nas cidades. O grupo se reúne periodicamente para discutir e desenvolver projetos relacionados ao meio ambiente, saúde e segurança.

Projeto Pescar – A Unipar também investe, anualmente, R$ 400 mil na iniciativa que consiste em promover a participação de jovens em situação de vulnerabilidade social em um programa de formação socioprofissionalizante, ampliando as oportunidades de ingressarem no mercado de trabalho. Desde o início do programa em 2020, mais de 30 jovens já se formaram no projeto.

Museu Catavento – Este ano, a Unipar passou a incentivar o Museu Catavento, com a missão de aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertar a curiosidade e transmitir conhecimentos básicos e valores sociais, por meio de exposições interativas e atraentes, com linguagem simples e acessível. O local possui 219 instalações, em 12 mil m² de área expositiva, divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Em breve, o Catavento contará com uma nova experiência da Unipar, que deve ficar na seção de Sociedade, onde há outras exposições que se ligam ao tema água. O projeto tem sido desenvolvido juntamente com os profissionais do museu e deve ocupar uma área de 38 m².