Negócios

Unipar inaugura Laboratório de Química no Museu Catavento

O CEO da Unipar, Rodrigo Cannaval, e o Diretor Executivo do Museu Catavento, Jacques Kann, junto a colaboradores da Unipar e do Museu

O Museu Catavento, localizado em São Paulo, ganhou mais uma atração. Nesta segunda (28), foi inaugurado, em parceria com a Unipar, o Laboratório de Química. O espaço é um dos mais interativos do museu, onde uma equipe de monitores irá apresentar diversos experimentos químicos ao público. Os participantes poderão realizar experimentos supervisionados por educadores do museu, como reações exotérmicas e endotérmicas, e aprender sobre processos que envolvem a liberação de energia e a produção de gases. As atividades têm duração de 30 minutos e o laboratório conta com arquibancada com capacidade para 40 pessoas.

O diretor executivo do Museu Catavento, Jacques Kann, comenta que o laboratório já existia e que foi totalmente reformado. “Com a parceria com a Unipar, o espaço foi totalmente modernizado, reformulado e ficou fantástico. Queremos que os jovens se inspirem neste show de química que nós fazemos aqui, para que se inspirem, estudem e avancem em seus estudos. A parceria com a Unipar é motivo de grande orgulho para o Catavento. Queremos que essa parceria perdure para sempre”, afirma o diretor do museu.

A Unipar é parceira do Museu Catavento desde 2023, onde mantém o espaço “Elemento Água”, que contempla as características químicas da molécula da água e sua importância para a vida no planeta Terra, proporcionando uma experiência enriquecedora para todas as idades. Mais de 230 mil pessoas já visitaram o espaço desde dezembro do ano passado.

Jacques comenta que o Catavento é o museu mais visitado do Estado de São Paulo. “Recebemos entre 700 e 800 mil visitantes por ano, muitos jovens, cerca de 300 mil são estudantes, e ele terão a oportunidade de se inspirar, mais ainda, com este lindo laboratório, está fantástico, inspirador. Essa é a nossa missão, inspirar os jovens”, revela Jacques.

Para o CEO da Unipar, Rodrigo Cannaval, o Museu Catavento é parceiro ideal para a Unipar promover o conhecimento. “A parceria com o Museu Catavento iniciou ano passado, com o espaço Elemento Água. Entendemos que o Museu é uma instituição de renome, muito bem conhecida, muito bem visitada, é o parceiro ideal para a Unipar colaborar e promover o conhecimento. O Catavento tem um atendimento muito grande de estudantes e esse é um público muito importante, sobretudo para os nossos objetivos, onde temos que impactar milhões de pessoas. Impactar de pessoas com conhecimentos sobre a Química é um grande objetivo da Unipar”, afirmou o CEO.

Rodrigo analisa que hoje em dia há pouco interesse dos jovens pela Química e o laboratório irá colaborar para os estudantes se interessarem e se aprofundarem no tema. “É um orgulho estarmos em mais um projeto com o Catavento. Falar do museu e do Laboratório de Química é desenvolver conhecimento. Eu como engenheiro químico digo que o interesse dos jovens pela Química anda baixo e o laboratório é uma ferramenta que vai colaborar para criar esse interesse de conhecer e se aprofundar. Estou muito orgulho de a Unipar ter a oportunidade de adotar esse laboratório junto ao Catavento, porque aqui vamos fazer a Química da Cultura e do Conhecimento acontecer no final do dia, é isso que a Unipar promove com essa parceria com o Catavento”, comenta.

“Estávamos trabalhando neste espaço desde o ano passado. O laboratório já existia e surgiu a oportunidade de assumirmos, colocar um pouquinho da cara da Unipar, do nosso jeito. Para nós é um prazer muito grande, trabalhar com os produtos da Unipar mas também ajudar com um pouco de conhecimento”, completa Rogério Catarinacho, diretor industrial das plantas de Cubatão e Camaçari.

Entre os experimentos que serão apresentados, destacam-se os testes de chama, onde diferentes substâncias são queimadas para revelar cores específicas associadas a elementos químicos, como o verde do cobre. Outro destaque é a reação com luminol, que ilustra a química da bioluminescência, produzindo uma intensa luz azulada semelhante à utilizada em investigações forenses. Além disso, os participantes podem observar a formação de bolhas de hidrogênio em reações entre metais e ácidos, exemplificando de maneira prática a liberação de gases inflamáveis.

Um dos experimentos

O novo laboratório será aberto ao público na terça (29). O Museu Catavento fica na Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II, São Paulo. O Horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h). Ingressos: R$ 18 (inteira) e R$ 9 (meia-entrada), com gratuidade às terças-feiras. É necessário retirar senha para essa atividade devido à capacidade máxima.