Educação

Unipar leva estudantes e professores do ABC para visita à SP-Arte

Reforçando seu investimento no desenvolvimento humano, por meio de projetos sociais voltados ao esporte, cultura, educação e ações sociais e ambientais, a Unipar levou mais de 350 alunos e professores da região do ABC para visita à SP-Arte, maior feira de arte e design da América Latina.

As visitas aconteceram de 4 a 6 de abril. Participaram da ação alunos e professores de Etecs de Mauá e de Rio Grande da Serra e do IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo –, Seduc e Projeto Pescar. A iniciativa tem como objetivo promover o acesso ao circuito de arte e cultura, fomentando o pensamento crítico com um olhar sobre as diferentes manifestações culturais.

“É muito importante para a Unipar trazer jovens de cidades do ABC próximas à fábrica, que muitas vezes não têm oportunidade de sair de suas cidades e viver essa experiência visitando SP-Arte. Repetimos a ação este ano e tem sido um sucesso”, revela a especialista de Comunicação da Unipar, Wanessa Santana.

O coordenador de projetos sociais da Unipar, Adriano Araújo, afirma que a empresa investe no desenvolvimento humano em diversas frentes. “A Unipar tem como foco, na área de responsabilidade social, investir no desenvolvimento humano, principalmente nas áreas de cultura, esporte, educação e ações sociais. Este projeto na SP-Arte faz parte de um projeto dentro das vertentes de educação e cultura, onde trazemos jovens do ABC para visitar à feira. Muitos deles nunca tinham vindo para São Paulo e tiveram o primeiro contato com a arte. Acreditamos que a arte é um vetor para o desenvolvimento humano desse jovens e isso faz com a cultura deles se engrandeça enormemente”,  diz Araújo.

A professora de Artes da Etec de Mauá, Geni Conceição Zottola, revela que está é a primeira vez dos alunos da Etec de Mauá na SP-Arte. “Eles amaram a experiência. Vários dos artistas nós já trabalhamos em sala de aula, os alunos chegaram na feira e reconheceram o nome e as telas”, afirma a professora.

Renata Lobo, professora de Literatura da Etec de Mauá, comenta que o maior benefício da parceria com a Unipar é proporcionar ao aluno uma experiência como esta de forma gratuita. “Poder tirá-los do ambiente escolar e aprender tanto quanto fora da sala de aula. Se não fosse o apoio da Unipar, não teríamos 44 alunos aqui”, revela.

Maria Eduarda, aluna da Etec de Mauá, comenta que é sua primeira vez na SP-Arte. “Está é a minha primeira vez aqui, está sendo muito legal conhecer artistas que não conhecia. Ver as diferentes visões e as explicações das obras é muito interessante”. Irís, também aluna da Etec, revela ter vivido uma experiência incrível na feira. Outra aluna, Emely, afirma que achou tudo incrível. “Ver tudo isso ao vivo, é muito incrível. Amo descobrir coisas novas!”.