
O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, o reitor da Universidade Municipal de São Caetano (USCS), Leandro Prearo, e a vice-prefeita, Regina Maura, inauguraram o Centro de Inovação Inova USCS, nas dependências do Campus Centro. O objetivo é incentivar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação.
“Foi um profundo senso de propósito que nos reuniu para celebrar um marco significativo na história da USCS e de São Caetano, que é a inauguração oficial do Inova USCS, mais do que a abertura deste espaço físico de 1 mil m², ele representa materialização de um compromisso da USCS com o futuro, com a inovação e com o papel transformador que as instituições de ensino superior estão sendo chamadas a desempenhar na sociedade contemporânea”, disse Prearo.
Apesar de ter sido inaugurado, nesta terça (6), o Centro de Inovação já atua há alguns meses. “Estamos abrigando 21 empresas em processo de incubação nas mais diversas áreas, mas 13 delas focadas na área da Saúde, 5 em Tecnologia da Informação e Comunicação, 2 em multimercado e 2 dedicadas aos desafios da Indústria 4.0.”, afirmou o reitor.
Além disso, também é investido em capacitação. “Já foram 420 professores e alunos capacitados em empreendedorismo e novas ferramentas de inteligência artificial, transcendendo as fronteiras. São 170 professores e alunos de diversos países da América do Sul. Contamos com o apoio inestimável de 21 mentores voluntários, profissionais experientes que dedicam seu tempo para guiar e acelerar o processo de desenvolvimento dos projetos”, conta Prearo.
Segundo o reitor, no último Hackathon no Inova HC com a USCS e a Faculdade de Saúde Pública de Harvard, a USCS ficou em 3º lugar e participará de etapa internacional em Harvard.
“É um esforço muito grande, o Leandro (Prearo) conseguiu um financiamento de R$ 8 milhões no FINEP- Agência pública que financia a inovação, fora o aparelho de metabolômica, com mais R$ 5 milhões. O Inova USCS não é restrito apenas à São Caetano, é um projeto de integração nacional que ficamos muito felizes em estar participando”, disse o prefeito.
O Inova USCS conta com três laboratórios com equipamentos de última geração: Metabolômica e Proteômica, Biologia Molecular e Biobanco; área de coworking com 60 estações de trabalho, tanto para utilização por startups, quanto por empresas já consolidadas; área de prototipagem rápida com quatro impressoras 3D e demais espaços de infraestrutura destinados a eventos, treinamentos, convivência, reuniões e espaços administrativos.
A coordenadora do projeto e professora, Maria do Carmo Romeiro, falou à Folha sobre como os interessados podem cadastrar seus projetos. “O processo está aberto na página do Inova USCS e há todas as regras para participar, desde de você ter uma ideia, como preparar o projeto, e mesmo as startups que querem vir para São Caetano e muitas estão vindo justamente por causa da questão da mentoria. A professor Luisa cuida de toda essa parte da incubação e fazem avaliação, se aquilo é pertinente se é realmente uma ideia que tem possibilidade de ser escalada, se tem inovação e depois disso uma entrevista é feita com a pessoa e a pessoa de imediato já pode iniciar porque todo o processo é contínuo”, explica.
De acordo com a coordenadora, são oferecidas 60 vagas para os interessados. Os projetos são selecionados de acordo com as diretrizes de mercado. “É preciso testar a ideia que ele tem, desenvolvê-la, precisa ver se o mercado quer aquilo. Às vezes a gente é apaixonado pela ideia, mas se não é a ideia do mercado, não é o que ele precisa, as empresas pivotam. É preciso ter coragem para aceitar as frustrações”, esclarece.
Adicione um comentário