Política

USP produz respiradores que serão utilizados no Incor

O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta quarta (15) de julho, durante coletiva de imprensa, junto aos secretários estaduais, de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi; ao coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, Paulo Menezes e João Gabbardo dos Reis; ao reitor da USP, Vahan Agopyan; ao professor Titular da Poli-USP, Raúl Gonzalez Lima e ao diretor-presidente do DetranSP, Ernesto Mascellani Neto, novas medidas contra o coronavírus.

Doria enfatizou que o Brasil está próximo aos 2 milhões de infectados. “Não podemos relaxar. Não relaxaremos. Iremos conduzir com cuidado, ainda estamos em pandemia. Quatro meses de quarentena ninguém gosta, mas é ela quem salva vidas”.

Foi anunciado que professores, alunos e pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) desenvolveram, em quatro meses, respiradores com tecnologia nacional, com doações privadas no valor total de R$ 7 milhões. Os 10 equipamentos serão utilizados no Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP). “Os respiradores foram desenvolvidos com baixíssimo custo, ainda com baixa produção, mas que poderão ter a capacidade de produção ampliada”, garantiu Doria. Segundo Gonzalez, a capacidade de produção, num primeiro momento será de 10 a 20 respiradores por dia.

O governador ainda noticiou que, a partir de segunda (20), o Poupatempo e o Detran irão realizar a entrega de documentos solicitados pelos usuários, pelos Correios, como RG e 2ª via da CNH. Ao todo, cerca de 195 mil documentos serão entregues, sendo 130 mil documentos de RGs e 65 mil CNHs. Além disso, CRVLs, CRVs e documentos de transferências de veículos já podem ser agendados online e entregues por drive-thru. 

BOLETIM- O secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Eduardo Ribeiro, atualizou o número de casos no Estado:

– 393. 176 casos confirmados

– 18.640 óbitos

– 5.921 internações em UTI

– 8.777 internações em enfermaria

Ribeiro revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 66,5% e na Grande São Paulo de 65%. Na ocasião, também foi reconduzido ao cargo de coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes, por mais duas semanas.