Educação

USSCS celebra 56 anos de crescimento e realizações

Dentre as novidades estão os cursos livres de curta duração e os cursos técnicos

USCS conta com ensino médio, cursos de graduação, programas de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) comemora, nesta quinta (1) de agosto, 56 anos de história, conquistas e crescimento. A data marca o início das aulas regulares da então Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, em 1968. De lá para cá, muita coisa mudou: hoje a USCS conta com ensino médio, cursos de graduação, programas de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, distribuídos em seus campi, além de uma série de serviços voltados à comunidade.

“Neste dia, em que comemoramos mais um ano da USCS, é importante destacar a participação das pessoas que por aqui passaram e aqueles que aqui ainda estão: nossos estudantes, servidores administrativos e docentes, membros da comunidade, autoridades e tantas mais pessoas que ajudam a construir, cotidianamente, nossa Universidade. Todas elas fazem parte do que a Universidade é hoje, uma instituição que oferece ensino de excelência e que segue buscando gerar impacto direto na sociedade por meio de seus cursos e pesquisas em áreas como inovação, saúde, empreendedorismo entre tantas outras”, comemora o reitor da USCS, Prof. Leandro Prearo.

Dentre as novidades da USCS, nos últimos anos, estão os cursos livres de curta duração e os cursos técnicos. Na graduação, além do aumento da oferta de opções EaD, também surgiram cursos novos presenciais, como Design Gráfico; Design de Interiores; Estética e Cosmetologia; Mídias Sociais e Influência Digital; Inteligência Artificial e Cybersecurity,  Isso sem falar da Escola de Formação de Professores e Inovação Pedagógica, que conta com quatro cursos de licenciatura (Ciências Humanas, Ciências Naturais, Matemática e Pedagogia).

Na pós-graduação stricto sensu, foi lançado, no início deste ano, o Programa de Doutorado em Educação e já foi aprovado, pela Capes, o estrado Profissional em  Direito. A súmula de pareceres foi publicada no Diário Oficial em junho de 2024 (Parecer CNE/CES nº 288/2024). Agora, a USCS aguarda apenas a publicação da Portaria do Ministério da Educação para dar início ao curso, que terá como área de concentração:  Direito, Tecnologia e Inovação.

Em relação aos serviços, os exemplos são diversos. Da atuação do Centro de Pesquisa Clínica (lançado em 2020), que participa de programas de testagem de importantes vacinas, como a da covid-19 e da vacina tetravalente contra a gripe (Instituto Butantan), além de outros estudos na área; até a UBS Escola, atualmente em construção.  Com previsão de lançamento para o final deste ano, e localizada no campus Centro da Universidade, ela terá capacidade inicial de 3 mil atendimentos/mês, envolvendo os cursos de medicina, enfermagem, odontologia e fisioterapia.

Na área de negócios e empreendedorismo, a USCS, com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criou o Centro de Inovação INOVA USCS para o Desenvolvimento Regional, projeto constituído pela tríade Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, Universidade USCS e Fundação de Apoio à USCS (FAUSCS), que hoje conta uma incubadora com 10 empresas selecionadas. No mais, o projeto terá laboratórios com equipamentos de última geração (PCR digital e Elisa macromoléculas), área de coworking com 60 estações de trabalho, área de prototipagem rápida com impressora 3D e espaços de infraestrutura destinados a eventos, treinamentos, convivência, reuniões e espaços administrativos.

Além disso, por meio dos cursos oferecidos pela Universidade, são prestados serviços como atendimento jurídico, de saúde (fisioterapia, farmácia-escola, nutrição e outros), na área contábil, atendimento psicológico, entre outros.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário