Política

Vacina Coronavac é 98% segura na imunização de idosos

O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta quarta (9) de setembro, durante coletiva de imprensa, junto aos secretários estaduais, de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; do Secretário de Logística e Transportes, João Otaviano, ao diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, ao coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, José Osmar Medina e João Gabbardo dos Reis, novas informações sobre a pandemia do coronavírus. 

Doria revelou que a vacina Coronavac, do instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, em fase de testes, se mostrou 98% segura na imunização de idosos. De acordo com o governador: “há quase 50 dias não temos incidentes de reações adversas nos médicos e paramédicos que estão sendo testados pela vacina Coronac”. Doria alertou, no entanto, que mais de uma vacina será necessária no Brasil. “Precisaremos de várias vacinas”, afirma. De acordo com Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, em dezembro estarão disponível 46 milhões de doses no país. 

O governador revelou que houve queda de 30% no número de óbitos de 30 de agosto a 9 de setembro. “Estamos caminhando para a 5ª semana consecutiva de queda no número de óbitos”, mencionou João Doria. De 30 de agosto a 2 de setembro, foram registrados 729 óbitos. De 6 a 9 de setembro foram 508 óbitos.

Além disso, o governador afirmou que o PIB do Estado de São Paulo voltou ao mesmo nível registrado em janeiro deste ano. O nível registrado foi de 103,2 pontos em agosto e em janeiro foi 103,4 pontos. O Estado está trabalhando em dois eixos: Plano de Investimentos, denominado Retomada 21-22, que busca investimentos internos e externos, e a Reforma e modernização administrativa, que irá garantir serviços como educação e segurança aos mais pobres.

Outro anuncio feito pelo governador foi a retomada das obras Rodoanel-Trecho Norte. Será lançado edital para contratação de uma nova empresa e a expectativa é que em janeiro próximo o edital já esteja concluído e em fevereiro as obras sejam retomadas. A conclusão da obra deve ser em 2023 e a retomada das obras vai gerar 12 mil novos empregos e terá investimento de R$ 1,6 bilhão. O trecho tem 44 km de extensão, passa por três municípios (São Paulo, Arujá e Guarulhos) e faz interligação com o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. 

 

BOLETIM- O secretário de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, atualizou o número de casos no Estado:

– 866.576 casos confirmados

– 31.821 óbitos

– 4.525 internações em UTI

– 6.059 internações em enfermaria

Gorinchteyn revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 53,1% e na Grande São Paulo de 52,6%.