Cidades São Bernardo

Vai-Vai apresenta o samba enredo que irá homenagear São Bernardo

Representantes da Vai-Vai cantaram o enredo “A Saga Vencedora de um Povo Heroico no Apogeu da Vedete da Pauliceia” (Foto: PMSBC)

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, e a secretária de Cultura, Samara Dinis, receberam membros da escola de samba Vai-Vai, neste sábado (24), no Teatro Cacilda Becker.  

A Vai-Vai, maior campeã do Carnaval de São Paulo, apresentou o samba enredo “A Saga Vencedora de um Povo Heroico no Apogeu da Vedete da Pauliceia”, que homenageará São Bernardo e que será levado para o sambódromo do Anhembi, na sexta (13), às 4h da manhã. 

“A escola de samba Vai-Vai, no dia 13 de fevereiro, às 4h da manhã, entra na avenida no sambódromo do Anhembi para poder levar São Bernardo como samba enredo e contar a história da cidade, do automóvel, do móvel, do trabalhador, da trabalhadora e falar sobre o presente uma cidade pujante, com a autoestima elevada, de homens e mulheres trabalhadores, uma cidade acolhedora de muitos povos e culturas”, disse Lima. 

O prefeito revelou ser uma “felicidade enorme” a escola de samba Vai-Vai contar a história do município através da música, do samba enredo. “Esperamos que ela leve a taça neste ano”, ressaltou.  

Ainda contou que membros da sua equipe irão desfilar, como por exemplo a secretária Samara. “A equipe vai, a Samara vai desfilar. Eu ainda estou avaliando a agenda porque no dia 14 temos evento no Paço, é um mês de Carnaval de muito trabalho, de muita entrega, mas muito provavelmente irei desfilar também”, disse à Folha.  

O prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, diz que “muito provavelmente” irá desfilar na Vai-Vai.

A secretária de Cultura Samara Dinis destacou que São Bernardo contará com uma programação completa e descentralizada no Carnaval. “Estamos fazendo em um formato seguro e que possamos trazer descentralização, que é o mote do nosso prefeito, ele já vem fortalecendo a ocupação cultural, esse reconhecimento para os artistas locais. Teremos bloquinhos em diversos pontos da cidade. São mais de 20 blocos”, afirmou.  

Sobre a volta dos desfiles das escolas de samba de São Bernardo, esclareceu: “As escolas também se organizaram em um desfile não competitivo, apenas demonstrativo. Estamos desenhando um formato, construindo com eles, para os próximos anos, como a gente retoma com esse grupo, que por tempos ficou de forma esquecida na administração pública, mas nosso prefeito tem um olhar acolhedor, uma escuta atenta e já vem construindo isso com eles”. 

A secretaria de Cultura de São Bernardo, Samara Dinis, diz que o Carnaval da cidade terá mais de 20 blocos.

A participação da Prefeitura se dará apenas como apoio. Não há repasse de recursos públicos para a escola de samba. 

O samba faz referência à memória dos Estúdios Cinematográficos Vera Cruz, à trajetória de desenvolvimento da indústria e da pluralidade do povo são-bernardense. “Na tela, os sonhos ganham luz, revela, na câmera, ação. À ‘vera’, a saga de um povo vencedor, heroico pescador na imensidão. ‘Nobres’ imigrantes aportaram nesse chão, a simplicidade mostra força interior. Alegre, valente, arretado, assim construíram legado no trabalho, o progresso da nação”, diz trecho do enredo. Confira o enredo pelo link: https://www.vaivai.com.br/carnaval-2026 e o samba-enredo no link: https://www.vaivai.com.br/samba-enredo-2026.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário