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Venda de itens de Páscoa deve movimentar R$ 3,44 bilhões

 Com a proximidade da Páscoa, o comércio brasileiro registra aumento na procura por ovos de chocolate e produtos relacionados a data. O período é um dos mais relevantes para o comércio e, este ano, a Páscoa deverá movimentar R$ 3,44 bilhões em vendas, alta de 4,5% em comparação a 2023, de acordo com estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que analisou itens como chocolate, bacalhau e vinhos.

  No ABC, as Associações Comerciais e Industriais da região estimam alta de 3% nas vendas em relação ao ano passado. Valter Moura Júnior, presidente da Acisbec, afirma que o crescimento das vendas é a combinação de ações que incluem política de preços, variedade de produtos, investimento em marca própria, negociação com a indústria e forte exposição de mercadorias.

   “A Páscoa é sempre uma boa data para o comércio, especialmente o especializado. No geral, a previsão é otimista, porém com cautela. Nesta época há sempre o apelo do presente, da lembrança e do afeto, o que leva o consumidor às compras”, explica Valter.

   “O panorama é muito otimista para todos nós que esperamos que o comércio tenha cada vez mais movimento, principalmente na compra dos itens tradicionais do período como chocolate, bacalhau, vinho e azeite. Toda essa cesta, quem vende, tem expectativa de ter um acréscimo nas vendas”, completa Sergio Tannuri, presidente da Aciscs.

   Em 2023, de janeiro a dezembro, o País produziu 805 mil toneladas de chocolate. Um crescimento de 6% na produção em comparação a 2022. O consumo per capita também aumentou, passando de 3,6 kg por pessoa em 2022, para 3,9 kg em 2023. Para a Páscoa, a produção em 2023, foi de 10,8 mil toneladas de ovos e itens de Páscoa, crescimento de 21% em comparação a 2022.

   Segundo o presidente executivo da ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), Jaime Recena (foto), o crescimento na produção está calcado numa indústria que oferece produtos de várias gramaturas, tamanhos, sabores e atende às diferentes faixas de consumidores. “É uma indústria de grande capilaridade. Oferece produtos que chegam a todas as cidades do país, apesar das dimensões continentais do território nacional”, afirma Jaime.

   Para este ano, a expectativa da entidade é de crescimento ainda maior que dos últimos anos, considerando o cenário econômico positivo de inflação controla-da, PIB em crescimento e as indústrias, cada ano que passa, mais preparadas e próximas do consumidor.

   De acordo com a ABICAB, para a Páscoa deste ano, serão mais de 115 lançamentos e 58 milhões de ovos de chocolate.