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Vendas do comércio em outubro cresceram 14,7%, segundo ACSP

As vendas do comércio no mês de outubro cresceram 14,7% em relação a setembro, de acordo com o Balanço de Vendas do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O crescimento expressivo se deve, entre outros fatores, pelo maior número de dias úteis em outubro e pelo Dia das Crianças (12), data promocional comemorativa. Além disso, é importante destacar também que apesar da taxa de juros e da inflação, fatores como o crescimento do número de empregos no mês em relação a setembro mostra que os benefícios do governo (Auxílio Brasil) contribuíram para um volume maior de recursos na ponta comercial.

O mês de outubro de 2022 apresentou 2,3% de crescimento em relação à outubro do ano passado, quando a normalidade já havia voltado ao mercado após o impacto da pandemia. Já em relação a 2019, é possível afirmar que o consumo voltou, alcançando patamares superiores e o mesmo padrão do período pré-pandemia. O crescimento dos últimos doze meses foi de 26% em relação aos 12 meses anteriores e 30,7% no acumulado 2021/2022.

“A perspectiva, portanto, é de um final de ano positivo para o comércio, considerando que, em novembro, teremos a Black Friday, cujo uma pesquisa encomendada pela ACSP mostra que 39,3% dos entrevistados tem intenção de compra na data, um crescimento importante, em relação à edição do ano passado, de acordo com a pesquisa PiniOn/ACSP”, avalia o economista do IEGV/ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa.

De acordo com a avaliação, a Black Friday pode representar, em alguns casos, a antecipação das compras de natal, mas espera-se que este ano exista uma demanda adicional com um crescimento positivo de 2% a 3% nas vendas do final do ano. Teremos também a Copa do Mundo que aumenta o consumo de bebidas, aparelhos de TV, rádio, artigos esportivos, entre outros.