Negócios

Vendas no Dia das Crianças devem crescer cerca de 10%

A expectativa do comércio para o Dia das Crianças (12) é positiva, segundo a Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo). A previsão é de que as vendas aumentem cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. O fato de a data ser durante a semana, na quarta-feira, desestimula a emenda de feriado e mantém boa parte dos consumidores pela cidade aumentando a chance de consumo. 

Outros aspectos para o cenário positivo estão relacionados ao aumento da confiança pelo consumidor e também pelos empresários.

“No ano passado, em meio ao cenário da pandemia, havia mais pessimismo e preocupação. Tanto que tivemos outras ondas da Covid-19 com maior número de pessoas contaminadas. Agora, vivemos um momento mais controlado, e isso dá mais de segurança. Além de tudo, há o apelo da própria data que envolve diferentes públicos, além de pais e filhos. Sobrinhos, afilhados, netos entram na lista de presenteados”, explica Valter Moura Júnior, presidente da Acisbec.

Os produtos com maior demanda devem ser brinquedos, sapatos e vestuário, eletrônicos e serviços de lazer em família, como restaurantes com cardápios para os pequenos e até cinema.

Moura Júnior lembra que os lojistas devem sempre estar preparados para a data e conquistar os clientes. Ele aponta como estratégia fazer promoções, que atrai o consumidor; liquidar estoques antigos, além de investir em um bom atendimento. “Nesse sentido, a Associação está atenta às demandas dos lojistas e oferece grade de cursos para qualificar os profissionais do setor. Em geral, a programação enfoca melhora nas vendas, estratégia e resultados, que são realizados com entidades parceiras. Nossos associados sempre estão amparados por este tipo de serviço”, antecipa o dirigente.

A decisão pela compra, entretanto, está condicionada à pesquisa pelo consumidor, que busca preço e promoção. “Por isso também deve haver bastante movimento nas lojas já a partir desse fim de semana”, conclui.