O vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PR) solicitou à Prefeitura de São Caetano estudos para a instalação de bebedouros para animais nas praças públicas e áreas de grande movimentação da cidade. Os bebedouros atenderiam à animais de rua e àqueles em momentos de lazer e passeio com seu tutor. O equipamento na parte de baixo permite encher o recipiente automaticamente com uma caixa acoplada. O esvaziamento do bebedouro pode ser feito manualmente ao girar um registro instalado ao lado do recipiente. Na parte de cima água fresca para os tutores e demais transeuntes.
Especialistas afirmam que a quantidade de água ideal para um cão beber por dia depende do seu peso. A proporção é de 28,35 gramas por quilo de peso corporal. Por exemplo: um cachorro de 7 kg deve ingerir, aproximadamente, 165 ml de água por dia, o que equivale a meia lata de refrigerante. Nos dias quentes, os cachorros bebem mais água, assim como aqueles mais ativos ou depois de um passeio ou sessão de exercícios. Lembram os especialistas que a desidratação pode levar a problemas sérios.
Autor da solicitação, o parlamentar enfatiza que “é recomendado a não passear com cães nas horas mais quentes do dia. Cães podem ter dificuldades em eliminar o calor e passar mal se submetidos à esforços excessivos. O bom é evitar o sol do meio dia, evitando, também, queimaduras na parte debaixo das patinhas. Nossa iniciativa é instalar os bebedouros em áreas de lazer com grande movimentação, como Avenida Presidente Kennedy, dando uma condição do animal se refrescar. Os bebedouros servirão tanto para nós, quando estamos caminhando ou correndo, e para os animais”, completou.
A causa animal vem sendo defendida na cidade de São Caetano do Sul pelo parlamentar nos últimos anos e dezenas de projetos estão sendo implantados. Os mais recentes foram a instituição da campanha contra a soltura de fogos de artifício com estampido (Lei nº 5.607/18) e a semana de políticas públicas voltadas à defesa, proteção e bem-estar animal (Lei nº 5551/17), entre outros.