Gastronomia

Vinícolas do Alentejo estão entre as 50 melhores do mundo

A revista norte-americana Forbes acaba de divulgar o ranking “The World’s 50 Best Wineries 2025”, elaborado em parceria com especialistas da Virgin Wines, distinguindo as 50 melhores vinícolas do mundo. Entre elas estão três projetos localizados no Alentejo: Herdade do Sobroso, Fitapreta e Torre de Palma. 

Com paisagens vastas, clima ideal para o cultivo de uvas e uma tradição vitivinícola que atravessa séculos, o Alentejo é hoje um dos territórios mais respeitados do mundo quando o assunto é vinho. Reconhecida por unir técnicas ancestrais à inovação enológica, a região se consolida como referência internacional pela qualidade de seus rótulos e pelo caráter único de suas vinícolas. 

A seleção para os “The World’s 50 Best Wineries 2025” avaliou propriedades de diversos continentes com base em critérios rigorosos, como herança e longevidade, formação de novos enólogos, certificações de sustentabilidade, responsabilidade social, inovação na viticultura, transparência por meio de relatórios ESG e até escolhas de embalagem, reforçando o compromisso das vinícolas com um futuro mais responsável e inovador.

“Ter três adegas do Alentejo no top 50 mundial é um reconhecimento extraordinário e confirma aquilo que muitos visitantes já notaram: o Alentejo é hoje uma das regiões vínicas mais interessantes da Europa, onde autenticidade, inovação e hospitalidade andam de mãos dadas”, afirma José Manuel Santos, presidente do Turismo do Alentejo, destacando ainda a consistência do trabalho dos produtores, tanto na qualidade dos vinhos, quanto na criação de experiências de enoturismo que respeitam a paisagem, a cultura local e o ritmo próprio da região.

A Herdade do Sobroso, localizada junto ao Alqueva e instalada em um dos terroirs mais emblemáticos da região, produz vinhos elegantes a partir de uvas nativas e internacionais, sendo o Reserva Tinto o vinho mais famoso da propriedade. Além disso, possui um wine hotel inserido em plena paisagem alentejana, com provas de vinhos, programas na natureza e uma forte ligação ao território. 

Herdade do Sobroso produz vinhos elegantes a partir de uvas nativas e internacionais
(Foto: Divulgação)

A Fitapreta, localizada em Évora, é reconhecida por resgatar castas autóctones e pela abordagem pioneira que combina história, criatividade e vinhos premiados. Produz rótulos como Palpite Tinto e Branco de Talha, primeiro vinho branco português envelhecido em ânfora.

Já a Torre de Palma Wine Hotel & Winery, em Monforte, combina um hotel de design, inspirado nas antigas casas senhoriais alentejanas, com uma adega boutique que valoriza a tradição e o terroir, oferecendo experiências enoturísticas únicas em que os visitantes podem explorar os vinhedos, relaxar no spa e saborear a culinária alentejana do restaurante Palma, harmonizada com rótulos da casa, como o Reserva da Família Collection e o Torre de Palma Reserva.

Torre de Palma Wine Hotel & Winery, em Monforte, combina um hotel de design, inspirado nas antigas casas senhoriais alentejanas, oferecendo experiências enoturísticas únicas
(Foto: Divulgação)

Em 2026, o Baixo Alentejo será Capital Europeia do Vinho, reforçando o papel da região como embaixadora dos vinhos europeus. No mesmo ano, o Alentejo foi escolhido pela Global Wine Tourism Organization (GWTO) para acolher o “GWTO Global Summit 2026”, a principal conferência mundial dedicada ao enoturismo.  

Nos últimos anos, a estratégia de promoção turística do Alentejo tem colocado o vinho e a gastronomia no centro da comunicação internacional, integrando-os com a oferta de paisagem, aldeias históricas, patrimônio classificado pela Unesco e experiências ao ar livre. A distinção das adegas alentejanas pela Forbes, a Capital Europeia do Vinho 2026 no Baixo Alentejo e a realização do GWTO Global Summit 2026 na região vêm consolidar o Alentejo como um dos destinos de enoturismo mais relevantes do mundo.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário