Opinião

Warner-Discovery, um novo gigante da mídia nos EUA

A AT&T anunciou a fusão de sua subsidiária WarnerMedia – dona da CNN, TBS, TNT e HBO – com o grupo de mídia Discovery, que possui entre outros o canal Eurosport.
Com essa fusão nasce um novo gigante da mídia nos Estados Unidos. Segundo os especialistas, o casamento era esperado. A AT&T receberá cerca de US$ 43 bilhões em dinheiro e títulos de dívida, e seus acionistas 71% da entidade recém-criada. Já os acionistas da Discovery deterão 29% do novo grupo, de acordo com um comunicado conjunto divulgado.
Esta operação, cujo resultado é esperado em meados de 2022, ocorre três anos após a conclusão da aquisição da Time Warner – o antigo nome da WarnerMedia – pela AT&T, a principal operadora de cabo americana e segunda operadora móvel, por 85 bilhões de dólares. A AT&T, em particular, colocou as mãos nas enormes produções de Harry Potter e Batman.
A fusão ocorre em um momento em que o cenário audiovisual americano, e até mesmo mundial, se torna cada vez mais dominado por grandes nomes do streaming como Netflix, Disney+, Amazon Prime Video e Apple TV.
Diante desse novo modelo econômico, sem publicidade, mas com assinatura, vários grupos já sentiram a necessidade de fortalecer sua oferta para se manterem firmes na selva do entretenimento americano.
A AT&T lançou sua própria plataforma de streaming HBO MAX em 2020, e a Discovery, chamada Discovery Plus, no início deste ano. No final de 2020, a HBO MAX tinha 61 milhões de assinantes, enquanto a Netflix tinha 204 milhões e as plataformas Disney (Disney +, ESPN +, Hulu) tinham 146 milhões.
“A nova empresa poderá investir em conteúdo mais original para seus serviços de streaming, melhorar as opções de programação em seus canais de TV paga (…) e oferecer opções mais inovadoras aos telespectadores e experiências de vídeo”, Insist AT&T e Discovery.
A receita esperada da nova empresa é de cerca de US$ 52 bilhões até 2023. Sinergias de custos de até US $ 3 bilhões por ano também são esperadas.