Negócios

Wheaton conquista Medalha Prata por excelência em sustentabilidade

A empresa recebeu a Medalha Prata, concedida para apenas 15% das empresas avaliadas pela instituição.

A Wheaton teve sua trajetória e dedicação em prol da sustentabilidade reconhecidos pela EcoVadis, uma das principais avaliações de sustentabilidade empresarial do mundo. A empresa recebeu a Medalha Prata, concedida para apenas 15% das empresas avaliadas pela instituição. “A medalha de prata EcoVadis é um reconhecimento da evolução das nossas práticas que, além de consolidar o trabalho feito até aqui, nos incentiva a olhar para o futuro buscando novas maneiras de melhorar nossos processos socioambientais”, afirma Ricardos Lopes, Diretor Comercial e de Marketing da Wheaton.

A missão sustentável – Visando alcançar a sustentabilidade das embalagens e de seus processos, a Wheaton tem um grupo multidisciplinar que atua com as questões de ESG, avaliando as ações para garantir os negócios sustentáveis a longo prazo.

“Nossos pilares estratégicos incluem Gestão de Energia, Recursos Naturais e Resíduos, onde buscamos constantemente melhorar nossa eficiência energética, otimizar o uso de recursos naturais e reduzir a geração de resíduos em todas as etapas de nossa cadeia de valor”, destaca Ricardo.

O executivo explica que parte da atribuição dos tomadores de decisão atualmente é repensar processos de produção para melhorar a eficiência energética e consumir cada vez menos recursos naturais e reduzir os resíduos.

Desde 2023, 100% da energia elétrica utilizada no parque fabril é oriunda de fontes hídricas certificadamente renováveis, permitindo à empresa neutralizar integralmente as emissões de gases de efeito estufa do escopo 2, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade ambiental.

Com relação ao ecodesign, uma das iniciativas da empresa é a Linha Ecoglass, desenvolvida para explorar as credenciais sustentáveis que uma embalagem de vidro pode ter. O objetivo da linha é promover a economia circular e, principalmente, a redução do consumo de matérias-primas retiradas da natureza. São diferentes modelos de embalagens standard, cada frasco com um apelo sustentável diferente. Alguns possuem terminação rosca, propiciando a refilagem e reutilização do frasco, além de facilitar a separação dos materiais no processo de reciclagem. Outros frascos podem servir como o refil, que reabastece a embalagem de uso.

Há ainda frascos leves, com design criado para redução de massa vítrea, focando no menor consumo de matérias-primas e menores emissões de CO2 em relação a frascos semelhantes com peso tradicional. Recentemente um novo modelo de frasco com 200ml foi inserido na linha, com 20% menos massa vítrea que os frascos tradicionais, resultando em uma redução de cerca de 15% nas emissões de CO2.

“Nosso compromisso é com a construção de uma indústria mais transparente, consciente e com as melhores práticas ambientais”, afirma o executivo. A Wheaton também produz relatórios de ESG, em que descreve e detalha todos os processos e atividades realizadas em prol da sustentabilidade.

Em termos de ESG, as ações da empresa não se limitam aos impactos no meio ambiente. “Além disso, também investimos em Impacto Social, estendendo nosso compromisso não apenas aos nossos funcionários, mas também à sociedade em geral, por meio de investimento em programas e iniciativas que promovem o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades onde operamos. Os princípios orientadores que regem nossos relacionamentos são fundamentais para garantir que a nossa estratégia ESG seja eficaz, relevante e alinhada com as necessidades e aspirações de todos os envolvidos. Esses princípios refletem nosso compromisso com a ética, a transparência, o respeito aos direitos humanos, a preservação ambiental e a geração de valor compartilhado”, ressalta o Diretor Comercial e de Marketing da Wheaton.

Sistema de avaliação

A EcoVadis é um fornecedor mundial de confiança de classificações de sustentabilidade empresarial, com uma rede global de mais de 130 mil empresas avaliadas. Para receber uma medalha, uma empresa precisa concluir a avaliação da EcoVadis e demonstrar um sistema de gerenciamento forte em critérios de sustentabilidade, conforme a sua metodologia.

Os prêmios são concedidos às melhores empresas, com base na classificação percentil, que compara o desempenho da empresa com todas as avaliadas nos últimos 12 meses — independentemente do setor. Além disso, é preciso atingir uma pontuação mínima de 30 em cada um dos quatro temas: Meio Ambiente; Ética; Práticas Trabalhistas e Direitos Humanos; e Compras Sustentáveis.

A Wheaton vem melhorando constantemente o seu score, mas em apenas um ano, apresentou um grande salto a ponto de conquistar a Medalha Prata. “Nossas escolhas de hoje transformam o amanhã”, destaca o executivo.