
A Willys Overland do Brasil começou suas atividades, em São Bernardo, em 26 de agosto de 1952, na Avenida Taboão, montando, em 1954, o seu primeiro veículo: o JEEP, com tração nas quatro rodas e importando os automóveis: a Rural e o Aeroord, marcando o início das atividades da indústria automobilística nacional.
Em 1959, veio a produção da Rural 4×4 e lançou também, o Renault Dauphine: econômico, prático e de pequeno porte. Em 1960 veio o Aero Willys – maior, com espaço e conforto para 6 pessoas. Em 1961, a Pick-Up Jeep 4×2, e o primeiro veículo esportivo de série do Brasil – o Willys Interlagos.
Em 1966, surge o sedan Itamaraty, ocasião em que organizou um show especial em seu pátio, com Roberto Carlos e Wanderley Cardoso. Nesse mesmo ano iniciou a fabricação (montagem), em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, na primeira fábrica de carros naquela região – dos veículos: Willys Nordeste, do Jeep (o Chapéu de Couro), da Rural e da Pick-Up Jeep. Nos dias atuais, esta fábrica pertence à Fiat Chrysler Automobile e produz chicotes elétricos, que são colocados em Jeeps.
Em 1967, contava com sete carros de passeios e utilitários, em 19 versões – um veículo para cada tarefa e gosto, demonstrando o progresso do nosso país. Também fabricou o Gordine.
Em 1968, ocorre a união da WILLYS com a Ford Motors do Brasil, passando a se chamar Ford Willys S/A. Construiu um protótipo, o Willys 1300, que serviu de base para o Corcel, lançado como Ford Corcel. Em 1970 passa a ser Ford do Brasil S/A fabricando seus veículos até o último, a Pick-Up F-75, em 1984.
A Willys também produziu motores marítimos, grupos geradores de solda e unidades de força, comercializados pela Divisão de Produtos Especiais, que ficava na cidade paulista de Taubaté.
Tércio A. Nelli – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo).
Pesquisa: Wiki Wand Motors e Angelfire.


Adicione um comentário