AME Memórias de São Bernardo

Willys Overland do Brasil, em São Bernardo, começou montando o popular Jeep

Sede da Willys Overland do Brasil localizada na Av. Taboão, em São Bernardo

A Willys Overland do Brasil começou suas atividades, em São Bernardo, em 26 de agosto de 1952, na Avenida Taboão, montando, em 1954, o seu primeiro veículo: o JEEP, com tração nas quatro rodas e importando os automóveis: a Rural e o Aeroord, marcando o início das atividades da indústria automobilística nacional.
Em 1959, veio a produção da Rural 4×4 e lançou também, o Renault Dauphine: econômico, prático e de pequeno porte. Em 1960 veio o Aero Willys – maior, com espaço e conforto para 6 pessoas. Em 1961, a Pick-Up Jeep 4×2, e o primeiro veículo esportivo de série do Brasil – o Willys Interlagos.
Em 1966, surge o sedan Itamaraty, ocasião em que organizou um show especial em seu pátio, com Roberto Carlos e Wanderley Cardoso. Nesse mesmo ano iniciou a fabricação (montagem), em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, na primeira fábrica de carros naquela região – dos veículos: Willys Nordeste, do Jeep (o Chapéu de Couro), da Rural e da Pick-Up Jeep. Nos dias atuais, esta fábrica pertence à Fiat Chrysler Automobile e produz chicotes elétricos, que são colocados em Jeeps.
Em 1967, contava com sete carros de passeios e utilitários, em 19 versões – um veículo para cada tarefa e gosto, demonstrando o progresso do nosso país. Também fabricou o Gordine.
Em 1968, ocorre a união da WILLYS com a Ford Motors do Brasil, passando a se chamar Ford Willys S/A. Construiu um protótipo, o Willys 1300, que serviu de base para o Corcel, lançado como Ford Corcel. Em 1970 passa a ser Ford do Brasil S/A fabricando seus veículos até o último, a Pick-Up F-75, em 1984.
A Willys também produziu motores marítimos, grupos geradores de solda e unidades de força, comercializados pela Divisão de Produtos Especiais, que ficava na cidade paulista de Taubaté.

Tércio A. Nelli – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo).

Pesquisa: Wiki Wand Motors e Angelfire.

Veículos fabricados pela Willys, diante da fábrica São Bernardo
Montagem do Aero Willys, na fábrica situada no bairro Taboão em São Bernardo

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário