
São Bernardo do será sede do XVI Congresso de História e Estudos Regionais do Grande ABC, que vai celebrar os 100 anos da Represa Billings. O evento acontecerá de 4 a 7 de novembro e será realizado na Biblioteca Monteiro Lobato.
Em 2025, a série de Congressos está completando 35 anos de existência, e na sua XVI edição retorna a São Bernardo. É uma parceria entre a Sociedade Civil e Poder Público, aberta a todos os interessados no assunto, acadêmicos ou não, pesquisadores, alunos, professores, memorialistas, historiadores, artistas…
A ideia da realização dos Congressos foi do Sociólogo José de Souza Martins que contou com o apoio do GIPEM Grupo Independente da Memória do Grande ABC.
Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, nascido em São Caetano pesquisador, autor de vários livros, detentor de muitos prêmios e homenagens.
O primeiro Congresso foi realizado em 1990 na cidade de Santo André, o segundo Congresso, no ano de 1992, em São Bernardo, o tema principal trouxe os estudos do Caminho do Mar, foi realizado no salão paroquial da Igreja Matriz (Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem) e os demais Congressos percorreram, sucessivamente, as 7 cidades do Grande ABC (ABCDMRR).
Esses 35 anos de estudos regionais, debates, trabalhos, pesquisas, revelou a importância da memória regional, do protagonista da história, os saberes e fazeres do cotidiano, a importância da preservação do Patrimônio Cultural.
As inscrições para apresentação de trabalhos já estão abertas, bem como os encontros regionais preparatórios, o primeiro aconteceu em Mauá, no dia 18 de agosto e o segundo encontro em São Bernardo, no dia 04 de setembro. Organizado pelo Grupo Técnico História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.
Arlete Feriani – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo).

















Adicione um comentário