Participação
Com a demissão do ministro Silvio de Almeida (Direitos Humanos e da Cidadania), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a cota de mulheres em seus ministérios. Em mudanças anteriores, Lula trocou Daniela Carneiro (ex-Turismo) e Ana Moser (ex-Esportes) por homens, além de ter reduzido a participação feminina no STF. Agora, das três indicações feitas pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann: a deputada estadual Macaé Evaristo, de Minas Gerais; Nilma Lino Gomes, ex-ministra da pasta no governo Dilma Rousseff e a deputada federal Benedita da Silva (RJ), Lula optou por Macaé Evaristo.
Desistência
Deputados bolsonaristas desistiram de votar o projeto de lei que trata da anistia aos condenados pelos atos golpistas do 8 de janeiro em sessão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, na quarta (11). O tema deverá ser retomado em outubro, após as eleições municipais. A discussão desse projeto tem como pano de fundo a disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara. O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi alçado nesta semana ao centro das negociações pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL).
Dobradinhas
Nas disputas pelas prefeituras do país, as dobradinhas entre partidos do centro e da direita são as mais comuns nas coligações, de acordo com levantamento do jornal Folha de S.Paulo. Entre os partidos, as quatro trocas mais frequentes envolvem o União Brasil. A migração mais frequente da sigla foi com o PSD, do centro, com 2.380 registros, seguida pelo PP, centro, com 2.276, PL, direita, com 2.262 e MDB, centro, com 2.239. Já entre as trocas menos frequentes estão as migrações entre o Novo e o PT, com oito casos; PRTB e PSOL, com quatro, e Novo e PSOL, com três.
Fake news
Não é novidade que as fakes news já fazem parte do universo das campanhas eleitorais. Porém, alguns candidatos estão indo um pouco além do fake. Um material de campanha de um candidato do ABC diz que o principal hospital da cidade foi fechado pela atual administração, mas ele pretende reabri-lo. Também foi dito que o candidato “negociou a dívida municipal”, mesmo sem ele ser prefeito.
Visita
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), esteve em Santo André, na terça (10), para almoço em um restaurante da cidade com candidatos do ABC. O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) e sua candidata à sucessão, Flávia Morando (União Brasil), participaram. Na ocasião, Zema destacou seu modelo de gestão. “Foi necessária uma reorganização administrativa e financeira quando assumi o governo de Minas”, disse Zema.
Em Paris
O grupo Lide, do empresário João Doria, realizou, na quinta (12), em Paris (França), encontro empresarial com o presidente da França, Emmanuel Macron, com objetivo de fortalecer as relações econômicas entre o Brasil e a França. “Um orgulho para o LIDE ter organizado uma reunião empresarial com o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio Elysée. Foram 35 empresários brasileiros dialogando diretamente com o presidente da 5ª maior potência mundial”, avaliou Doria. Macron deverá vir para o Brasil, em novembro, para a reunião do G20. O presidente francês também se prontificou a participar da abertura do Fórum Empresarial França-Brasil, que o LIDE promoverá em Paris, em junho de 2025.
Gafe
A Associação Comercial e Industrial de São Bernardo (Acisbec) celebrou, na terça (10), 80 anos de fundação com homenagem na Câmara Municipal, por iniciativa do presidente da Casa, Danilo Lima (Podemos). A Prefeitura de São Bernardo não enviou nenhum representante para prestigiar a cerimônia da entidade que contribui ativamente no desenvolvimento econômico da cidade, desde quando foi fundada em 27 de setembro de 1944. Vale lembrar, inclusive, que Wallace Simonsen, primeiro prefeito de São Bernardo, presidiu a associação.
Promessa
A deputada federal Renata Abreu, presidente nacional do Podemos, esteve em São Bernardo, na segunda (9), onde, ao lado do candidato a prefeito, Marcelo Lima (Podemos), realizou caminhada no Jardim Limpão. Na ocasião, a parlamentar ainda prometeu: “Se Marcelo for eleito, a primeira emenda de meu lote, de no mínimo R$ 1 milhão, será destinada à Saúde de São Bernardo”.
Contradição
Nessa semana, mais um político do ABC rasgou um veículo impresso da região, por contar manchete desfavorável ao seu mandato. No final de agosto, um candidato a prefeito já havia rasgado outra publicação que divulgou pesquisa de intenção de voto, na qual não figurou em posição favorável. Ainda assim, esses dois políticos defendem a liberdade de imprensa e a democracia.
Aprovadas
O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), na terça (10), emitiu parecer favorável às contas relativas ao exercício de 2022 da Prefeitura de São Caetano. “A instrução foi convergente: tanto o TJ quanto o Ministério Público de Contas foram pelo parecer favorável às contas de 2022”, disse a conselheira Cristiana de Castro Moraes. “Esta sequência de aprovações das contas públicas de São Caetano reflete uma administração responsável e eficiente, que tem sido reconhecida em diversas instâncias”, avaliou o prefeito José Auricchio Júnior.
Presença
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, deverá vir à Santo André, neste sábado (14), para ato da campanha do candidato a prefeito Eduardo Leite (PSDB). O candidato revelou com exclusividade à Folha, na quarta (11), que o ministro deverá o acompanhar em caminhada na Vila Luzita e no Centro da cidade, mais especificamente, na Rua Oliveira Lima.
Adicione um comentário