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54% dos internautas adquiram conteúdo ou serviço digital no último ano

Nos últimos anos, a oferta de infoprodutos teve um grande crescimento em todo o mundo. Infoprodutos são produtos digitais ou serviços vendidos na internet. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 54% dos internautas do país compraram algum tipo de infoproduto nos últimos 12 meses anteriores a coleta da pesquisa, sendo os mais adquiridos: streaming de filmes e séries (31%), cursos online (17%), streaming de música (15%), e-book (8%) e livros e/ou apostilas (7%).

A pesquisa aponta que em média, os internautas compraram 2,8 infoprodutos nos últimos 12 meses, com um gasto médio de aproximadamente R$155 na última compra.

De acordo com os entrevistados, entre as principais finalidades de compra dos infoprodutos estão o lazer (27%), o desenvolvimento pessoal (27%), ganhar dinheiro (26%) e o desenvolvimento de carreira (19%).

“A revolução do meio digital e a aceleração da educação online, principalmente após a pandemia, fizeram com que os infoprodutos ganhassem ainda mais força e espaço na internet. Seja por lazer, educação, aumento de renda ou para desenvolvimento pessoal, a população está cada vez mais habituada a utilizar este tipo de produto e serviço”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Música, cursos preparatórios, beleza e estética lideram o ranking

Considerando uma nota de 1 a 5 (em que 1 significa que está pouco satisfeito e 5 muito satisfeito), 82% dos entrevistados declaram-se satisfeitos em algum grau com os infoprodutos adquiridos. Sendo 4,1 a nota média de satisfação.

De acordo om a pesquisa, o ranking das categorias dos infoprodutos mais comprados é liderado pelos streamings de música (16%), cursos preparatórios (12%), beleza e estética (12%), seguido pelo empreendedorismo (11%, destaque entre as mulheres e os mais velhos), tecnologia (11%) e marketing / marketing digital (11%).

O grau de satisfação e de segurança dos internautas é alto, uma vez que 87% sentiram-se seguros com as informações pessoais disponibilizadas ao realizar o pagamento e 86% ficaram satisfeitos com a experiência do pós-compra (entrega, suporte, garantia).

Para 85% dos entrevistados, o infoproduto atendeu às expectativas das promessas feitas na propaganda, site ou live assistidas antes da compra, 84% ficaram satisfeitos com a experiência de pré-compra (pesquisar, informações transmitidas sobre o produto, e atendimento do vendedor) e 82% confiaram na experiência do especialista e qualidade do conteúdo disponibilizado no produto.

53% preferem fazer curso online ao invés de instituições tradicionais

Apesar da compra do infoproduto ser por meio digital, alguns serviços possuem também encontros presenciais. Entre os que adquiriram consultoria, mentoria, coaching e evento, 58% dos encontros foram online e 18% de maneira híbrida (presencial e online).

De acordo com os internautas entrevistados, 53% preferem fazer curso online com experts ao invés de em instituições tradicionais pela flexibilidade de fazer o curso em qualquer horário, 52% pela facilidade de acesso ao conhecimento / não precisar se deslocar, 52% por ser mais prático e 41% por ser mais acessível.

O processo de compra online de um infoproduto voltado a educação também passa por pesquisa de mercado e planejamento, uma vez que 86% dos consumidores pesquisaram sobre o especialista / vendedor do curso antes da compra, sendo que 38% buscaram informações sobre a credibilidade, 37% sobre a qualidade do conteúdo nas redes sociais e 35% avaliações. Para 26% dos entrevistados, a compra não foi planejada, porém 42% planejaram todas as aquisições.

De acordo com o levantamento, 58% dos consumidores pesquisaram preços similares do último infoproduto adquirido, sendo 29% para comparar propostas custo x benefício e 28% para pegar a melhor oferta / preço. Porém 29% não pesquisaram, principalmente porque queriam fazer com um especialista / produto em específico.

Quanto a comunicação realizada para ativação da venda: 38% foram impactados por propaganda /anúncio na internet, 30% indicação de amigos, 26% já acompanhavam o especialista ou empresa nas redes sociais e 14% participando de lives no Instagram.

De acordo com os entrevistados, 44% participam de comunidade no whatsapp com o objetivo de atualizações, dicas e compras de curso de assuntos de interesse, sendo que 30% para atualizações de mercado e dicas e 19% compras de cursos.

Além disso, 58% concluíram o infoproduto comprado, com destaque para cursos online (20%), livros e/ou apostilas (18%), ebooks (14%) e consultoria, mentoria ou coaching (12%). Para 63% o conteúdo entregue foi superficial e 30% relevante.

A pesquisa mostra ainda que 50% admitiram colocar parcialmente em prática o aprendizado adquirido, enquanto 38% totalmente e somente 8% não colocaram.

A respeito da experiência com esse tipo de compra, 12% se arrependeram da última aquisição e pediram reembolso, enquanto 84% não se arrependeram.

Em relação à segurança do processo de compra, o levantamento mostra que 82% dos consumidores não sofreram golpe no processo de compra, enquanto 17% sofreram, seja porque não houve entrega do infoproduto (10%) e tiveram o cartão de crédito/débito clonado (8%).