Negócios

79% dos brasileiros devem comprar na Black Friday

 O fim do ano promete aquecer as vendas no varejo. A somatória da Black Friday, Copa do Mundo e Natal deve alavancar as vendas do setor. De acordo com a Associação Brasileira do Varejo (ABV) e da Federação das Câmaras e Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, é esperado um aumento de 12% nas vendas no período da Copa, com expectativa de injetar mais de R$ 20 bilhões na economia. Para a Black Friday deste ano, é esperado aumento de 20% nas vendas em relação a 2021, segundo levantamento feito pelos sites Mercado Livre e Mercado Pago. A pesquisa, que foi feita com mais de 10,5 mil clientes de ambos os sites, revela que 79% dos usuários que não compraram na Black Friday em 2021, pretendem adquirir algo este ano e 78% pretende gastar mais que no ano passado, sendo 80% dos entrevistados confirmando que pretendem desembolsar até R$ 2 mil. E a Copa do Mundo é o motivo ideal para o gasto na Black Friday. A pesquisa revela que 47% dos consumidores pretendem comprar televisores ou celulares, além de aperitivos para acompanhar a hora do jogo, como picanha e cerveja, citado por 34% dos entrevistados e, acessórios como camisas da Seleção e vuvuzelas, citados por 28% dos consumidores.

Parcelamentos – Com o tíquete médio mais alto, a saída será o parcelamento. Segundo o levantamento, 42% vão parcelar em até seis vezes, 27% em até três parcelas, 26% devem optar pelo parcelamento em 12 vezes e apenas 5% vão optar por mais de 12 parcelas. O principal meio de pagamento este ano deve ser o cartão de crédito, sendo o preferido de 68% dos entrevistados. Em 2021, 49% pagaram com cartão. Em seguida, o PIX, opção de 19% dos clientes, ante 12% ano passado, e o boleto, preferido por 6% dos entrevistados, ante 4,5% em 2021.