Foi inaugurado, na segunda (16), o novo acesso ao KM 16 da Rodovia Anchieta, na Av. Lions, em São Bernardo. A obra teve que ser realizada para corrigir uma verdadeira barbaridade da última intervenção realizada, pelo governo anterior, no final de outubro de 2024.
Na ocasião, a gestão passada fez um investimento milionário, de R$ 32 milhões, entre desapropriação de moradias do local (R$ 20 milhões) e muro de contenção (R$ 12 milhões), para entregar um novo acesso ao KM 16. O objetivo da intervenção consistia em uma nova alça, antecipando a entrada à Via Anchieta, próxima à Rua Comendador Pinoti Gamba, na Vila Mussolini. A segunda etapa do processo seria a construção de uma segunda alça viária, uma nova saída da Via Anchieta para entrar direto no sentido Corredor ABD, Paulicéia, Taboão e Diadema, sem precisar transitar pelo Rudge Ramos. A ação seria realizada no trecho que, até então, operava a saída anterior. Vale lembrar que o acesso original foi construído na década de 1990, na gestão do ex-prefeito Maurício Soares.
Assim, a gestão Morando até pretendia, otimizar o fluxo de veículos no local, mas o resultado da obra, que foi inaugurada sem a presença da imprensa, para possivelmente evitar questionamentos por parte dos jornalistas, não foi nada eficaz, ficou sem angulação e sem dar vazão ao tráfego, tanto que não só piorou de maneira vertiginosa o congestionamento de veículos, com reflexos em toda a Av.Lions e na Av.Caminho do Mar, como também propiciou o acontecimento de uma série de acidentes de trânsito. Já a segunda parte da obra nem chegou a ser executada.
O problema era colossal. Qualquer morador do ABC que passava pela nova alça se perguntava o por quê da obra, que só havia piorado a situação ao invés de gerar algum conforto ou melhora da mobilidade, pois ao alterar o trajeto original da via, foi reduzida drasticamente a distância de transição entre o cruzamento da Lions com a Rua Xingu e o ponto de entrada para a rodovia, caiu de 165 metros para apenas 48 metros, gerando o caos diário que o motorista enfrentava ao passar pelo local.
Foi preciso muita ousadia e coragem para enfrentar a situação e, o prefeito Marcelo Lima, mesmo com poucos dias do início de seu go-verno, assumiu o compromisso de resolver o problema, que impactava mais de local 2.600 veículos por hora, nos horários de pico. “Quando assumimos, fomos entender o que tinha sido feito no Km 16. E ficou muito claro: a obra, que deveria melhorar o trânsito, conseguiu piorar. Ninguém aguenta mais enfrentar esse trânsito. Essa intervenção não resolve tudo, mas começa a corrigir o que foi mal feito”, disse.
Em abril último, o prefeito anunciou conjunto de ações a serem realizadas na Av. Lions para ampliar e facilitar o acesso ao Km 16 da Anchieta, que foram entregues, na segunda (16) de junho.
O investimento total da Prefeitura na reestruturação foi de cerca de R$ 800 mil. Entre as intervenções realizadas está a ampliação para três faixas de acesso à Anchieta, além da instalação de segregadores de faixas ao longo de 380 metros, impedindo que motoristas que seguem no sentido Diadema-Paulicéia/Taboão alterem repentinamente a rota para acessar a Rodovia Anchieta no último momento, além da implantação de uma faixa de acomodação à direita para possibilitar melhor conversão dos motoristas que desejam acessar à Anchieta.
A inauguração trouxe alívio para os motoristas que seguem rumo à Capital. Porém, um político foi até o local fazer vídeo criticando os segregadores de faixa. Ainda que, inicialmente, os motoristas possam estranhar e tentar furá-lo, como foi feito no cruzamento da Av.Perimetral com a Rua Guilherme Marconi, em Santo André. É preciso insistência, como fez a Prefeitura de Santo André, com fiscalização de agentes de trânsito no começo. No local, eles permanecem até hoje, cumprindo o objetivo proposto.
É preciso conscientização por parte da popu-lação e analisar a obra, como motorista que utiliza o acesso, sem o viés de grupo político que não saiu vitorioso na eleição passada.
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