Negócios

Mais de 50% dos consumidores buscam experiências e varejo apresenta tendências

Considerada a maior feira de varejo do mundo, a EuroShop completa 60 anos trazendo inovações e tendências no setor

   Não basta apenas grande sortimento de produtos ou preços competitivos. Hoje, as lojas buscam fidelizar o consumidor oferecendo experiências. O novo termo “retailment” – junção de “retail” com “entertainment”, que une o varejo com entretenimento, passou a fazer parte do atual cenário do varejo.

   Segundo o Relatório do Varejo 2025 da Adyen, 50% dos consumidores querem que os varejistas tornem a experiência mais interessante, por exemplo oferecendo cafés nas lojas ou eventos/atividades especiais e até experiências de realidade virtual/realidade aumentada.

   Um exemplo que o “retailment” segue em crescimento no país é o caso da NBA Park em Gramado (RS). A maior loja da marca na América Latina oferece mais do que os produtos da marca. Quem visita o espaço vivencia um verdadeiro parque temático, com museu com peças autografadas por jogadores, quadra e vestiários oficiais da NBA, restaurante, entre outras atrações.

   Segundo o diretor sênior de Licenciamento, Roger Ahlgrimm, das 31 lojas no Brasil, a de Gramado é que atrai mais público e apresenta maior faturamento.

   Neste contexto, o vice-presidente sênior do EHI Retail Institute, Ulrich Spaan, em visita ao Brasil, para apresentação da EuroShop 2026, a maior feira de varejo do mundo, apresentou alguns casos das novas tendências no varejo.

   Um deles é a loja da Diesel em Shibuya (Tóquio), que possui, além de um restaurante, uma galeria de arte. Outro exemplo é a famosa pâtisserie coreana Butterful & Creamorous, onde todas as suas lojas são instagramáveis. A marca de luxo Louis Vuitton que oferece doces lembranças, comercializando chocolates em algumas de suas lojas. A Lego, onde o consumidor visita a loja e pode brincar com as peças de montar.

   O executivo destacou outra tendência irreversível no varejo, que é a busca pela sustentabilidade dos produtos e processos de fabricação. Spaan citou a marca Golden Goose, que possui lojas onde é possível o consumidor trazer seu tênis antigo para consertar e ser revendido ou reciclado, e outras lojas que oferecem serviços de reparo de produtos.

Euro Shop, 60 anos – Na quinta (4), foi apresentada ao setor as novidades da EuroShop 2026, que acontece na cidade alemã Düsseldorf em fevereiro de 2026. Considerada a maior feira de varejo do mundo, a EuroShop completa 60 anos em 2026. Segundo a diretora da feira, Elke Moebius, são esperados 85 mil visitantes de 140 países, sendo 50% varejistas.

   O evento reunirá 1,9 mil expositores de mais de 60 países. Do Brasil já estão confirmados seis expositores. Entre os temas abordados na feira estarão tecnologia para o varejo, materiais sustentáveis, inovação em serviços de alimentação e gestão de energia e otimização.

Elke Moebius, diretora da EuroShop

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário