Negócios

Brasil fecha 2024 com 4,16 mi de novas Micro e Pequenas Empresas

Foi registrado um crescimento de novas MPEs de aproximadamente 10% em comparação a 2023 (Foto: EBC)

   O Brasil fechou 2024 com números recordes de aberturas de novas Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Foram 4.160.763 empresas abertas no país ano passado, um crescimento de aproximadamente 10% em comparação a 2023, quando foram 3.782.640 novos negócios.

   Em relação aos Microempreendedores Individuais (MEIs), o país fechou o ano com 3.146.470 novos MEIs, de acordo com dados do Painel de Abertura dos Pequenos Negócios do Sebrae. No Estado, foram 935.134 novos empreendedores que abriram seu próprio negócio. No ABC, com dados das sete cidades, foram 258.096 novos MEIs em 2024. O número representa alta de 4,64% em relação a 2023, quando a região registrou 246.633 novos empreendedores, e de 11,5% em relação a 2022 (231.442 MEIs).

   A cidade mais populosa do ABC, São Bernardo, terminou o ano com mais de 79 mil MEIs. A Prefeitura mantém parceria com o Sebrae para oferecer cursos de qualificação profissional aos munícipes. Na terça (4), a Prefeitura e o Sebrae deram início à programação de cursos de empreendedorismo. Ao longo do mês de fevereiro, munícipes terão acesso à cursos gratuitos voltados às áreas de marketing, gestão financeira, mídias sociais, desenvolvimento do comportamento empreen-dedor, entre outros.

   Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude de São Bernardo, Rafael Demarchi, em 2024, foram 2.700 pessoas qualificadas na cidade. Para este ano, a expectativa é qualificar 5 mil pessoas. “Em 2026, será pelo menos 15 mil pessoas, incluindo os jovens em cursos de tecnologia. Quanto mais qualificarmos nossa população, te-remos empreendedores melhores, ajudando no desenvolvimento econômico da cidade”, afirmou Demarchi.

   De acordo com o presidente regional do Sebrae no ABC, Vinicius Agostinho Nóbrega, os cursos oferecidos são desenvolvidos baseados em áreas importantes para a competitividade dos negócios da cidade. “O primeiro deles é de gestão, na sequência, desenvolvimento e inovação tecnológica, desenvolvimento do comportamento empreendedor e o acesso a novos mercados”, afirmou Vinicius.

   Segundo o presidente, o Sebrae prepara novidades em cursos voltados ao acesso a novos mercados. “Principalmente ao mercado internacional, vamos ajudar a pequena empresa a ter mais participação no mercado internacional. Sabemos que os custos de produção estão muito atrelados ao dólar e a moeda pode ser também uma receita e um amigo da pequena empresa”, disse.