Negócios

ABC cria 25,7 mil postos de trabalho em sete meses

Desde o início deste ano, a região registrou 277.708 admissões e saldo positivo de 25.793 postos de trabalho

   Dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho, na quarta (28), revelam o destaque que o ABC tem registrado na geração de emprego. Somente no mês de julho deste ano, foram 40,3 mil admissões na região, com saldo positivo de 3.245 novos postos.

   Desde o início deste ano, a região registrou 277.708 admissões e saldo positivo de 25.793 postos de trabalho. São Bernardo fechou os primeiros sete meses de 2024 com saldo positivo de 8.556 postos de trabalho, o município figura entre os principais do ranking no eixo paulista, atrás somente da Capital, Guarulhos e Campinas, sendo a quarta maior geradora de emprego com carteira assinada no Estado de São Paulo, segundo balanço do acumulado des-te ano do Caged.

   De acordo com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, a cidade possui grandes atrativos que justificam os altos números na geração de empregos. “Nesses últimos oito anos investimos muito na cidade, foram bilhões investidos. Cada viaduto, hospital e escola entregue, gera empregos. Também, a chegada do Rodoanel fomentou muito o hub logístico da cidade”, revela.

   Santo André gerou, desde o início do ano, 84,3 mil vagas de emprego e fechou o período, com salto de 6.339 postos de trabalho criados.

  Em São Caetano, foram preenchidas 5.473 vagas com carteira assinada até julho. Esse é o segundo ano consecutivo em que o município fica entre as cidades de 100 mil a 500 mil habitantes que mais empregam no Brasil e, segundo levantamento realizado pela plataforma de profissionais de RH, Coalize, São Caetano ocupa o segundo lugar do País entre os municípios com população de 100 mil e 500 mil habitantes que mais geram empregos, atrás apenas de Barueri. “A desburocratização para abertura de empresas, o estreitamento com as universidades locais, a abertura de espaços que atraem novos negócios, como o Parque Tecnológico e o Coworking Municipal, são fatores que impulsionam o desenvolvimento econômico e geram mais emprego na cidade”, ressalta o prefeito José Auricchio Júnior.

   Diadema registrou, nos sete primeiros meses do ano, 26.232 admissões, com saldo positivo de 2.241 vagas. Em Mauá, foram preenchidos 1.868 postos de trabalho no período, seguida por Ribeirão Pires, com saldo positivo de 1.354 vagas no período. Rio Grande da Serra foi a única cidade com saldo negativo nos primeiros sete meses do ano.

   No País, desde o início do ano, foram aber-tas 1.492.214 vagas. No mês de julho, foram abertos 188.021 postos de trabalho com carteira assinada, o maior volume para o mês desde 2022. No Estado de São Paulo, foram 61,8 mil novos postos de trabalho formais em julho.

Feirão do Emprego

   Na sexta (30), São Bernardo promoveu a 12ª edição da Feirão do Emprego. Desta vez, com formato inovador que contou com palestras de empresas como Sebrae, Grob do Brasil e Senac com temas sobre empreendedorismo, habilidade de comunicação e como se comunicar com confiança. Foram ofertadas mais de 1,5 mil vagas em 25 empresas participantes com oportunidades inclusive para estágio e jovem aprendiz.