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ABC ganha primeira linha verde com ônibus 100% elétrico

A primeira linha verde do transporte público do ABC, operada, exclusivamente, por ônibus elétricos, foi inaugurada, nesta quinta (22), em São Bernardo. O prefeito Orlando Morando e a diretora executiva da BR7 Mobilidade e presidente da Eletra, Milena Braga Romano, acompanharam a implantação do primeiro ônibus elétrico na cidade.

O trajeto será a Linha-20 de São Bernardo, que percorre o trecho, de cerca de 14 km, entre o Paço Municipal até o Parque Imigrantes. Essa linha transporta 4 mil passageiros por dia e cada veículo fará por volta de 100 viagens por dia.

“É o primeiro Corredor Verde de São Bernardo. Será um corredor de ônibus 100% operado com ônibus elétrico. Já recebemos o primeiro ônibus que irá compor a nossa frota. Mas, se tratando de transporte coletivo, estamos dando um passo à frente. É a primeira cidade do ABC a ter um corredor 100% com ônibus elétricos”, anunciou Morando.

Ao todo serão sete ônibus, o valor investido em cada unidade é de R$ 2,5 milhões e, no total, serão R$ 17,5 milhões. Segundo o prefeito, o primeiro veículo começa a operar dentro de 30 dias. “Na sequência, a composição dos outros sete, se dará até o final deste ano. Até o final de 2023, teremos 100% desta linha operando, com ônibus elétrico”, garantiu.

De acordo com Morando, um grande volume de gás carbônico deixará de ser emitido. “É uma contribuição importante visando a sustentabilidade, visando práticas modernas, especialmente no transporte coletivo que é essencial para o bom funcionamento da nossa cidade”, disse.

Os ônibus são produzidos pela Eletra, empresa que está sediada em São Bernardo, e que produz veículos elétricos com tecnologia 100% brasileira. “O nosso grande diferencial em relação aos concorrentes é que a tecnologia foi 100% desenvolvida no Brasil por engenheiros próprios brasileiros e todas as peças que são utilizadas no ônibus chassi, carroceria, bateria, motor, inversor, tudo é 100% brasileiro. Então, isso nos dá uma segurança e uma garantia de uma manutenção simples, rápida e eficiente por ter um estoque disponível no nosso mercado, inclusive o nosso chassi é o mesmo que o diesel”, explica Milena.

A executiva ainda revela que o chassi utilizado nos ônibus elétricos é o mesmo que opera em ônibus a combustão. “Este chassi já está comprovado e utilizado há mais de 100 anos, fabricado pela Mercedes e pela Scania no nosso país. É um chassi, também robusto, feito para o viário, para a infraestrutura do Brasil e da América Latina, que a gente sabe que tem uma característica diferente dos outros países da Europa e dos estados unidos porque temos um número de passageiros muito alto, temos um viário pesado para operação, temos periferia”, conta.