Esportes

ABC na Copa do Mundo de Roma: Giovanni Vianna, Dan Sabino e Raicca Ventura participam da disputa na Itália

De olho em Los Angeles 2028, skatistas brasileiros participarão das disputas da Copa do Mundo de Roma 2026, entre os dias 7 e 21 de junho. A primeira semana de evento será dedicada ao Park, com 18 nomes do Brasil. A partir do dia 14, o Street entra em ação com 16 skatistas representando o Skate nacional, em um total de 34 skatistas brasileiros. Do ABC, participarão da disputa em Roma Giovanni Vianna (Street) e Dan Sabino e Raicca Ventura (Park).

As disputas de Park serão realizadas na The Spot Skatepark, em Ostia — distrito de Roma —, entre os dias 7 e 14 de junho. Já o Street acontecerá no Parco del Colle Oppio e delle Terme di Traiano, em Roma. Com o Coliseu ao fundo como um cartão postal, as disputas acontecem de 14 a 21 de junho.

No Park, a relação de brasileiros confirmados conta com os medalhistas olímpicos Pedro Barros (prata em Tóquio 2020 e Paris 2024) e Augusto Akio (bronze em Paris 2024) e o atual vice-campeão mundial, Kalani Konig. No masculino, o Brasil ainda terá nomes como Luigi Cini (Paris 2024), Gui Khury, Luiz Francisco (Tóquio 2020), Pedro Carvalho, Dan Sabino e Pedro Quintas (Tóquio 2020). Entre as meninas, a lista reúne as olímpicas Raicca Ventura (Paris 2024), Dora Varella (Tóquio 2020 e Paris 2024), Isadora Pacheco (Tóquio 2020 e Paris 2024) e Yndiara Asp (Paris 2024), além de Fernanda Tonissi, Helena Laurino, Sofia Godoy, Fernanda Galdino e Indiá Victoria Chabbert (Seleção Júnior).

No Street, o Brasil terá no evento os medalhistas olímpicos Kelvin Hoefler (prata em Tóquio 2020) e Rayssa Leal (prata em Tóquio 2020 e bronze em Paris 2024). Entre os homens, a relação ainda conta com Giovanni Vianna (Tóquio 2020 e Paris 2024), Wallace Gabriel, Ivan Monteiro, João Lucas Alves, Felipe Gustavo (Tóquio 2020 e Paris 2024), Filipe Mota, Gabryel Aguilar e Matheus Mendes. No feminino, Gabriela Mazetto (Paris 2024), Pâmela Rosa (Tóquio 2020 e Paris 2024), Duda Ribeiro, Isabelly Ávila, Maria Lúcia e Manuella Moretti.

“Vamos chegar muito fortes em mais esse evento do ciclo para Los Angeles 2028, representados pelos nossos medalhistas olímpicos, por outros nomes também com experiência olímpica e por esses talentos da nova geração. Todos buscando seu melhor para seguir pontuando em busca das vagas olímpicas. Temos procurado oferecer o melhor suporte para que cada um deles possa expressar o seu melhor na hora da competição”, destaca Eduardo Dias, presidente da Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk).

“É mais um capítulo importante rumo às próximas Olimpíadas. Por todo trabalho que vem sendo realizado pela comissão técnica e pelo empenho e talento dos nossos skatistas, ficamos sempre muito confiantes em buscar os melhores resultados para o Brasil. Vamos seguir trabalhando para que cada um desses skatistas possa fazer um grande evento na Itália”, completa Aline Dantas, vice-presidente da CBSk.

Raicca Ventura, de Santo André, é um dos 34 brasileiros na disputa
(Foto: Julio Detefon / CBSk)

Critérios de classificação para a Copa do Mundo

Estão classificados para o evento os/as skatistas do top 30 do ranking mundial — máximo de 6 nomes por país com vaga direta; demais nomes dentro dos 30 melhores precisam ser indicados dentro do quantitativo de country quotas (3 vagas por país por modalidade categoria).

Oito skatistas (pre-seeded) do ranking mundial entram direto na segunda fase: o top 5 do ranking e os três nomes que fizeram pódio no último evento da modalidade — Mundial de Park e Street, em São Paulo (SP), realizado em março e válido como mundial de 2025.

No Park, Kalani Konig (vice-campeão mundial e 2º do ranking mundial), Luigi Cini (5º) e Gui Khury (7º) entram direto na segunda fase. No Street, Giovanni Vianna (5º do ranking mundial), Wallace Gabriel (7º) e Rayssa Leal (8ª) começam o evento direto nas quartas de final.

Entre os nomes do Park, as country quotas ficaram com Pedro Quintas (19º) e Pedro Barros (21º) — ambos por conta do limite de 6 nomes com vaga direta — e Augusto Akio (31º do ranking). No feminino, as convocadas foram Sofia Godoy (38ª), Fernanda Galdino (47ª) e Indiá Victoria Chabbert, que fará sua estreia no circuito mundial.

No Street, Filipe Mota (23º) e Gabryel Aguilar (24º) — ambos por conta do limite de 6 nomes com vaga direta — e Matheus Mendes (74º). No feminino, as vagas ficaram com Isabelly Ávila (32ª), Maria Lúcia (42ª) e Manuella Moretti, que terá sua segunda participação no circuito mundial (a primeira foi no Mundial de 2024, também em Roma).

Copa do Mundo de Roma 2026

Cronograma

Park
7 e 8 de junho – sessões de treino
9 de junho – sessões de treino incluindo os/as pre-seeded
10 e 11 de junho – competição + sessões de treino dos/as pre-seeded
12, 13 e 14 de junho – competição

Street
14 e 15 de junho – sessões de treino
16 de junho – sessões de treino incluindo os/as pre-seeded
17 e 18 de junho – competição + sessões de treino dos/as pre-seeded
19, 20 e 21 de junho – competição